em

Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Mostre sua língua para o espelho e veja o que ela lhe diz

A nossa língua diz mais sobre nossa saúde do que imaginamos

Quase sempre, quando vamos ao médico, ele nos pede para mostrarmos a língua. Mas você já se perguntou por quê?

Acontece que ela é um órgão essencial para o funcionamento do nosso sistema digestivo e como tal, é também fundamental para revelar informações sobre a nossa condição de saúde e não apenas para identificar sabores e pronunciar palavras.

A língua acaba refletindo sobre tudo que está acontecendo no nosso corpo e, por isso, devemos sempre ficar atentos ao seu aspecto e coloração, pois é como podemos identificar se alguma coisa anda mal em nosso sistema.

Alterações na textura ou a presença de feridas ou manchas e até mesmo mudança na cor podem revelar doenças relacionadas à falta de vitaminas ou até outras doenças. Então, é melhor prestar atenção em nossas dicas:

Aspecto

Maciez excessiva: se você sentir que sua língua está mais macia que o normal, pode ser um sinal de glossite, causada por deficiência de ferro e vitamina B. Preste atenção na dieta!

Estado

Aftas: ao contrário do que muita gente diz, aftas não são feridas, mas minúsculas úlceras rasas que podem aparecer na parede interna da boca ou na língua. Podem ser causadas pelo estresse por quando o pH do sangue está muito alto. Neste caso, também é necessário verificar a dieta e, pelo menos por algumas semanas, ingerir alimentos naturais e mais saudáveis.

Sapinhos: são sinal de uma infecção, reação alérgica ou candidíase, mas pode ainda ser sinal de que algo grave pode estar ocorrendo em seu organismo. Por isso, procure um médico se esses sintomas aparecerem.

Língua morango: ocorre em duas fases. Na primeira, há um inchaço e a formação de uma cobertura branca em partes da língua. Esse é o primeiro sinal de escarlatina em crianças. Depois, a doença evolui, tornando a língua avermelhada e ainda mais inchada. Ao primeiro sinal de mudança de aspecto nesse órgão, especialmente em crianças, vá a um médico para que um diagnóstico mais preciso seja realizado.

Coloração

Esbranquiçada: indica desidratação e detritos presos dentro das papilas. Tente melhorar a escovação e, se você fuma, tente diminuir o número de cigarros.

Preta: acontece como resultado de bactérias e detritos que se acumulam na superfície da língua. Tente não usar produtos químicos para limpar a boca, como enxaguantes bucais. Melhore a escovação e procure um médico.

Avermelhada: pode ser indício de escarlatina ou doença de Kawasaki. Procure um médico.

Amarronzada: é bem raro a língua adquirir essa coloração, mas é um grande sinal de melanoma – uma das formas mais mortais de câncer de pele. Por isso, é necessário ver um médico.

Amarelada: tanto pode ser resquício do cigarro, resultado de febres ou desidratação, mas pode ser também um sinal de doença hepática.

Então, fique de olho nesses sinais e, caso identifique algum desses sintomas, procure um médico.

Atenção: as dicas do site não substituem uma consulta médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

11 usos para a pasta de dentes, que você nem imaginava

Equilibre seus níveis de dopamina