Menu

Miss Universo negra inspira menina e reafirma a importância da representatividade

A garotinha viu o momento da coroação e decidiu que não queria mais ser a Rapunzel

Crédito: Facebook Ana Isabela/Reprodução

Publicidade

Antes de ver a coroação da nova Miss Universo 2019, a pequena filha da fotógrafa goiana Ana Isabela queria ser a Rapunzel.

Em uma publicação no Facebook, Ana Isabela contou que, um dia, a filha pediu para que a mãe alisasse o seu cabelo e o pintasse de “amarelo” para que ficasse parecida com a princesa da Disney. Mas, depois de assistirem juntas à premiação do concurso Miss Universo, a pequena mudou completamente de ideia.

Naquela ocasião, em que a candidata sul-africana Zozibini Tunzi, de 26 anos, venceu o concurso, a filha disse à mãe: “mamãe, que linda ela né, eu sou da cor dela, né, mamãe! Não quero mais ser a Rapunzel, agora quero ser a Miss Universo! A gente podia tirar umas ‘fotinhas’ assim igualzinha ela, né, mamãe!?”.

Foi então que Ana Isabela percebeu a importância da representatividade para o desenvolvimento saudável de sua filha. “Confesso que nunca havia ligado muito para representatividade até me tornar mãe.”

Publicidade

Para satisfazer o desejo da filha e mantê-la estimulada com este importante empoderamento, a mãe pediu ajuda de uma amiga costureira para transformar uma barra de vestido e fazer a linda foto da sua pequena Miss Universo.

A candidata atingiu seus objetivos

Em seu discurso no Miss Universo, Zozibini Tunzi tinha exatamente o objetivo de promover a representatividade das mulheres, jovens e negras, em um mundo machista e racista.

“Eu cresci em um mundo onde mulheres como eu, com a minha pele e o meu cabelo, nunca foram consideradas bonitas. Já chegou a hora de parar com isso. Eu quero que as crianças olhem para mim e vejam seus rostos refletidos no meu.”

A candidata também falou sobre a importância de incentivar as mulheres a assumirem cargos de liderança: “liderança. É algo que falta às mulheres e mulheres jovens há muito tempo. Não porque elas não a desejavam, mas por causa de como a sociedade rotulou como elas deveriam ser”.

Publicidade

Em uma publicação no Instagram, depois de ganhar o concurso, ela ainda reforçou a sua mensagem:

“Esta noite uma porta foi aberta e eu não poderia estar mais agradecida por ter sido a pessoa que a atravessou. Que toda garotinha que testemunhou esse momento acredite para sempre no poder de seus sonhos e que eles possam ver seus rostos refletidos no meu. Eu orgulhosamente declaro meu nome Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019!”

Certamente, a nova Miss Universo já começou a fazer muito bem o seu trabalho no mesmo instante em que recebeu a coroa. Está dando certo, e que continue assim!

Publicidade
Sair da versão mobile