Menu

Medicamentos naturais adulterados levam a hospitalização de mulher de 60 anos

Foram detectados três produtos naturais que contêm componentes químicos não declarados, e podem pôr em risco a vida de quem os toma.

Publicidade

As pessoas que dão preferência a remédios e produtos naturais, fazem-no porque esses não apresentam efeitos colaterais tão danosos quanto os produtos desenvolvidos pelas grandes farmacêuticas. A compra de produtos naturais para tratamentos de saúde deve ser feita com cuidado e em lugares seguros. Como em todo lado, há gente pouco escrupulosa que vê na boa fé das pessoas uma oportunidade para ganhar dinheiro, sem considerar as consequências. Mantenha-se informado e tome cuidado para não comprar gato por lebre.

O alerta surge em Cingapura. A Autoridade para a Saúde e para as Ciências (HSA) local identificou três produtos ditos naturais, mas que contêm compostos químicos perigosos. A toma desses remédios sem supervisão médica pode causar eleitos colaterais perigosos.

Esses três produtos são:

  1. Ananda Thuka Remedy, para o diabetes;
  2. 1 Day Diet, para o emagrecimento rápido;
  3. Bee Brand Qi Li Xiang.

Saiba mais sobre cada um desses produtos naturais adulterados

1. Anada Thuka Remedy

A hospitalização de uma mulher que estava tomando esse remédio para o diabetes, foi o motivo que desencadeou a investigação. O medicamento foi comprado numa loja de produtos naturais, situada na Peninsula Plaza, em Cingapura.
A mulher de cerca de 60 anos consumiu o produto durante três meses. Dores de garganta fortes e um estado de fadiga constante foram o que levaram a procurar um médico. Foi então diagnosticada com um transtorno a nível do sangue, chamado agranulocitose. Essas condição consiste numa diminuição dos glóbulos brancos, que torna o mais organismo mais suscetível de contrair infeções. Para amenizar os estragos da toma do produto na saúde, foi necessário um internamento de duas semanas.

Depois de uma análise cuidada, a HSA conclui que o medicamento era composto por glibenclamida. Esse composto químico é utilizado nos medicamentos para o diabetes que só podem ser tomados com prescrição médica. Os efeitos colaterais reconhecidos são precisamente a redução drástica dos glóbulos brancos. Da composição desse produto que veio a revelar ter muito pouco de natural, faz ainda parte a ioimbina. A esse fármaco estão associados sintomas de insônia, ansiedade, palpitação, transpiração e visão turva.

Publicidade

2. 1 Day Diet

A sibutramina é um químico usado nos remédios para o emagrecimento, cuja venda deixou de ser permitida em Cingapura desde 2010. Esse componente não declarado foi encontrado em 1 Day Diet, que promete efeitos mágicos em tempo recorde. O preço a pagar são o aumento da pressão arterial, arritmia, alucinações e alterações de humor.

Uma mulher na casa dos 30, que tomou esse produto regularmente durante quase duas semanas, sentiu dificuldades respiratórias, uma aceleração do ritmo cardíaco e começou a suar excessivamente das mãos.

3. Bee Brand Qi Li Xuang

Esse produto foi comprado no exterior por um casal, ambos com 50 anos de idade, para aliviar dores musculares. Durante a toma, começaram a revelar sintomas equivalentes ao do consumo de esteroides. Os testes efetuados no remédio vendido como produto natural indicaram a presença de dexametasona. Esse esteroide forte conduz a complicações graves.

O uso prolongado sem supervisão médica pode originar um aumento da pressão arterial, cataratas, riscos de infecção e síndrome de Cushing.

Publicidade

Preste atenção ao escolher produtos e remédios naturais

Os consumidores precisam de estar alertados para os perigos desses produtos naturais que prometem curas rápidas e o alivio de sintomas crônicos. “Desconfiem sempre, porque esses remédios podem contem compostos que não são declarados nas embalagens e que podem pôr a sua vida em risco.”, salienta o professor Chan Cheng Leng. É imperativo que preste atenção nessa recomendação do alto responsável pela legislação relativa aos produtos de saúde:

Encontra-se a consumir algum desses produtos? Saiba como agir!

  • Se esse é o seu caso, para a toma de imediato. Não hesite em dirigir-se no médico caso esteja passando por algum sintoma mais invulgar.
  • No caso concreto de do terceiro medicamento da nossa lista, é imperativo que consulte um médico. Parar de tomar o remédio repentinamente vai provocar sintomas de desmame. É importante que esse processo seja supervisionado por um profissional na área da saúde.

Tenha muita cautela quando for comprar produtos feitos com produtos naturais, mas industrializados. Recorra a uma fonte segura, que seja respeitada no mercado. As recomendações bem intencionadas de amigos e familiares nem sempre dão bons resultados.

Fonte: http: // www.straitstimes . com / singapore / health / woman-hospitalised-after-consuming-adulterated-health-product-touted-as-diabetes

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile