em

A luz artificial pode provocar cegueira

O uso descontrolado dos aparelhos eletrônicos podem fazer muito mal aos nossos olhos

Quando não existia eletricidade as pessoas usavam velas e lamparinas quando a noite chegava ou quando precisavam entrar em lugares muito escuros. Nada de TV à noite. Talvez uma fogueira, uma lareira ou mesmo um fogão de lenha para aquecer e colocar a conversa familiar em dia, antes de ir dormir logo depois do sol se pôr.

Hoje esta cena pode parecer antiquada e longínqua, mas é bom lembrar como tudo funcionava antes do celular, do computador, dos tablets e outras tecnologias. Atualmente as pessoas tendem a buscar maior qualidade de vida, mas nem imaginam o mal que a luz artificial dos aparelhos eletrônicos pode causar.

Sobre a luz artificial

A partir dos anos 1970 a quantidade de luz artificial no mundo triplicou. Muita gente ainda gosta de assistir TV durante as noites e as consequências foram o aparecimento de mais casos de depressão, estresse e insônia. Isso pelo fato de que os aparelhos eletrônicos trazem uma necessidade frequente de conferir os status nas redes sociais, enviar mensagens, ver filmes e séries nos tablets. Tudo muito pertinho dos olhos.

Pois saiba que o uso constante de aparelhos eletrônicos pode causar sérias perturbações  e problemas de saúde. Quanto tempo passam as crianças ao computador, sem ao menos lembrar de piscar os olhos?

Algumas pesquisas neste sentido comprovaram que a exposição de luz artificial durante a noite pode inibir a produção de melatonina, que é o principal hormônio que controla o ciclo do sono.

Importância do descanso dos olhos

É muito importante o descanso e a escuridão natural, somente desta forma esse hormônio é produzido, com função de proteger as células do globo ocular de alguns perigos. E, é mesmo no período da noite que o corpo produz a melatonina. Ele necessita da escuridão para estar mais saudável e para fortalecer o sistema imunitário.

Sem este hormônio o corpo fica mais cansado, com mais tendência ao câncer, à diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardíacas, síndrome metabólica e ainda faz com que a pessoa mantenha a imunidade sempre frágil.

A melatonina é um potente antioxidante, como os frutos vermelhos e tem a capacidade de atrasar o envelhecimento. Muitas horas de sono na escuridão noturna produzem mais desta substância. Mais uma vez fica comprovado os efeitos negativos que o uso de computador, tablet, smartphone, celular ou televisão durante madrugadas afora pode causar.

Falta de sono e o aprendizado

Muitos professores queixam-se da desatenção dos alunos durante as aulas devido ao sono. As crianças precisam dormir cedo. E, sem o uso dos aparelhos pode-se notar a melhoria do sistema imunitário, evitando o contágio de doenças, como as gripes e alergias. Tudo por estimular o aumento da produção de melatonina no corpo do seu filho.

A falta da luz natural sempre gerou problemas na visão, mesmo ao forçar a vista à luz das velas antigamente para a leitura. Hoje o uso dos celulares, tablets ou computadores fazem as vezes da leitura perto da hora de dormir, sendo muito prejudicial à retina e ao globo ocular, além de causar problemas sérios, como a degeneração macular (doença da retina que afeta a mácula) e, até mesmo o aparecimento da catarata.

Este é realmente um assunto muito sério e um desafio da saúde frente às tecnologias. Vamos refletir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Nova combinação de substâncias elimina o câncer em 11 dias

Conheça os benefícios da folha de nespereira