limpar ouro
Crédito: Pixabay

Como limpar ouro do jeito certo e preservar seu brilho

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter as peças de ouro mais bonitas e brilhantes. Veja quais são.

Publicidade

O ouro é o símbolo mundial da riqueza e do poder. Então, mesmo hoje em dia, em que há tantos outros representantes disso, essa pedra preciosa ainda é muito valorizada e cobiçada. Por isso, quem tem um objeto ou joia de ouro em casa, gosta de cuidar muito bem para preservar o seu valor. Se esse é o seu caso, veja agora como limpar ouro do jeito certo e deixá-lo sempre como novo.

4 Dicas para limpar ouro

Embora seja possível limpar ouro em casa, dependendo da delicadeza da peça, em especial as joias, o ideal é levar para um profissional.

Peças pequenas, se forem antigas, podem acabar soltando uma pedrinha ou estragando um fecho na hora de limpar, então elas ficam mais seguras nas mãos de um joalheiro. Mas se não for o caso, veja a seguir quais os cuidados que deve tomar ao limpar ouro de forma caseira.

1. Não use material abrasivo

É preciso ter cuidado na hora de escolher o material que vai usar para limpar sua peça de ouro. O lado verde de esponjas ou panos de qualquer tecido podem ser abrasivos e acabar riscando. Então dê preferência para escovas de dentes com cerdas macias, o lado amarelo de uma esponja nova ou uma flanela.

Publicidade

2. Escolha produtos simples

A limpeza do ouro que está sujo por causa do contato com materiais do dia a dia, como cremes, óleos e perfumes, pode ser feita de forma simples. Utilize apenas uma solução feita com água morna e detergente neutro. Nada de limpador multiuso ou de álcool.

Umedeça o lado amarelo de uma esponja, uma escova de dentes macia ou uma flanela com a mistura de água e detergente e aplique sobre a peça, sem esfregar demais. Depois de limpar, seque com um pano macio seco.

3. Devolva o brilho

Mesmo que a sua peça de ouro não esteja suja, ela pode estar opaca devido à ação do tempo. Nesse caso, existe uma solução que pode ser feita, mas só de vez em quando. Misture em um potinho 1 colher de amoníaco para 500 miligramas de água e coloque a peça nessa solução por apenas 1 minuto. Depois enxague e seque.

Mas antes de mergulhar a peça na mistura, passe um pouquinho com um cotonete em uma parte escondida da peça para garantir que não haverá mancha.

Publicidade

4. Mantenha a peça preservada

Para que as suas peças de ouro mantenham o brilho e a limpeza por mais temo, evite usá-las ou expô-las à ação do tempo sem necessidade. No caso das joias, por exemplo, lembre-se de tirá-las quando for lidar com produtos químicos, gordura ou material abrasivo.

Na hora de guardar a peça, limpe-a com uma flanela para remover a umidade que ficou com o contato da sua pele. Depois envolva-a em outra flanela seca e limpa para guardar.

Se achar que a sua peça está precisando de um polimento, leve ao joalheiro. Mas lembre-se que a cada polimento a peça se desgasta um pouco, então só faça isso quando realmente estiver precisando.

Publicidade

Dica bônus: como limpar prata

Se além das peças de ouro você também possui prata, veja como deve fazer a limpeza de prata com bicarbonato de sódio em casa.

PODE GOSTAR TAMBÉM