insetos perigosos
Crédito: StockVault
em

Insetos perigosos: quais os 10 mais temidos do mundo?

A única maneira de se proteger de um inseto perigoso é sabendo como ele é para reconhecer e se afastar.

O reino animal está repleto de espécies dóceis com as quais podemos conviver, enquanto outras é melhor nem chegarmos perto, por serem venenosas e apresentarem um perigo letal. Alguns desses bichos são encontrados apenas em florestas e matas, mas outros chegam ao ambiente urbano e podem aparecer dentro de casa.

E essas situações geram acontecimentos, no mínimo, curiosos. Como o caso dessa senhora moradora de Minas Gerais.

Linguiça ou cobra?

Uma moradora de Viçosa ligou para os Bombeiros após achar que viu uma cobra em casa. A equipe, porém, chegou ao local e percebeu que se tratava de uma linguiça e não uma cobra! De acordo com o tenente Alexandre Lima Fagundes, comandante do 3º Pelotão, em entrevista ao G1, o local estava muito escuro e, pela forma como o alimento estava no chão, era facilmente confundido com uma cobra.

Apesar dessa confusão, é importante ficar atendo a outros bichos e insetos que podem ser muito perigosos ao se encontrar por aí.

Insetos mais perigosos do mundo

Os insetos perigosos são aqueles que soltam veneno ou nos infectam com doenças ao deixar seus parasitas no nosso corpo.

Na lista que elaboramos, entram três espécies de aranhas, embora elas não sejam insetos, mas como a maioria das pessoas pensam que sejam, é interessante falarmos delas aqui como forma de alerta. Veja quais são as espécies e por que elas são tão perigosas:

1. Formiga lava-pés

insetos perigosos mundo formiga lava-pés
Crédito: Top 10 Mais

Essa formiga é venenosa e existe em vários lugares do mundo, pois é capaz de se deslocar a grandes distâncias. Já são catalogadas cerca de 285 espécies diferentes da formiga lava-pés.

Ao picar pessoas ou animais, seu veneno causa dor e problemas de pele. As pessoas que têm alergia a picadas de insetos precisam ser levadas ao hospital com urgência pois correr o risco de ter um choque anafilático.

2. Abelha assassina africana

insetos perigosos mundo abelha assassina
Crédito: Top 10 Mais

Somente por conter “assassina” em seu nome popular já pode-se imaginar o perigo que essa abelha oferece. Observe que a aparência dela é diferente das abelhas com ferrões comuns, que podem picar mas não oferecem risco de morte a pessoas não alérgicas.

A abelha africana também é uma grande produtora de mel e própolis, mas é agressiva para se defender, chegando a perseguir uma ameaça por mais de um quilômetro, ou seja, é bem difícil fugir da sua ferroada. Mais ainda porque ela costuma atacar em grupo.

O veneno da ferroada causa dor, inchaço e febre, provocando a morte de cerca de 500 pessoas por ano no mundo.

3. Mosca tsé-tsé

insetos perigosos mundo mosca tsé-tsé
Crédito: Top 10 Mais

Nativa da África, a mosca Tsé Tsé possui uma picada mortal. Ela pica para se alimentar se sangue, assim como os pernilongos, mas ao fazer isso ela injeta uma toxina que provoca a doença do sono, podendo posteriormente levar à morte.

4. Vespa japonesa

insetos perigosos mundo vespa japonesa
Crédito: Top 10 Mais

A vespa japonesa é a que alcança maior tamanho entre as vespas do mundo. Seu veneno é capaz de dissolver os tecidos internos rapidamente, por isso, quando uma pessoa é atacada por um grupo delas pode morrer em pouco tempo. São registradas cerca de 40 mortes por ano por causa da vespa japonesa.

5. Viúva-negra

insetos perigosos mundo viúva negra
Crédito: Curioso

Chegamos à primeira espécie de aranha, a viúva-negra, que certamente você já ouviu falar. Embora sua maioria seja preta, há também algumas marrons. Vivem em clima quente e não matam tanto quanto as outras espécies de insetos perigosos citadas acima, mas o seu nome popular é viúva-negra porque elas matam o macho após copularem, além de serem venenosas.

6. Barbeiro

insetos perigosos mundo barbeiro
Crédito: Curioso

O barbeiro é o inseto causador da doença de Chagas, que pode viver tanto na mata quanto em ambientes urbanos e domésticos, alimentando-se do sangue de pessoa e animais, de preferência enquanto dormem.

Ao fazer isso ele pode depositar no corpo o parasita Trypanosoma Cruzi, que se entra em contato com a ferida da picada provoca a doença de Chagas, responsável por matar mais de 12 mil pessoas no mundo anualmente.

Insetos perigosos do Brasil

Nesta lista elencamos os quatro bem conhecidos em todo o território nacional, mas que nunca é demais alertar sobre os perigos que causam. Veja as imagens e fique alerta.

7. Aedes Aegypti

insetos perigosos Brasil aedes aegypti
Crédito: Acredite ou Não

Esse mosquito é conhecido por todos os brasileiros, pois é o causador da dengue, zika, chikungunya, febre amarela e malária, além do vírus do Oeste do Nilo. Sim, o mesmo mosquito pode causar todas essas doenças.

O Aedes Aegypti não é brasileiro. Veio da África, mas está nessa lista por ter causado grandes surtos de doenças no Brasil, fazendo com que se tornasse um dos mais conhecidos e temidos no país e também no mundo, pois é o líder em causar óbitos, especialmente por causa da malária.

8. Taturana

insetos perigosos brasil taturana
Crédito: InsectBye

A lagarta taturana é muito venenosa e perigosa. Ela vive principalmente no Sudeste e Sul do Brasil e sua picada é feita pelos espinhos que tem em todo o corpo.

Quando entram em contato com a pele os espinhos se quebram e liberam um líquido que queima e causa muita dor. Se o contato com o veneno for excessivo pode causar insuficiência renal e hemorragias, já que esse veneno é anticoagulante.

9. Aranha marrom

insetos perigosos Brasil aranha marrom
Crédito: Super Interessante

Outra aranha muito temida é a aranha marrom, pequena e de patas compridas, que ao picar deixa uma ferida muito grande. A dor não é sentida de imediato, mas vai ficando mais forte com o passar das horas, assim como os efeitos colaterais se não forem tratados com urgência.

Outros efeitos colaterais são a dificuldade de cicatrização da ferida, mudança na cor da urina, febre, enjoo e vômito. Ela ataca em autodefesa, pois acontecem muitos casos de ela estar dentro de uma roupa ou na cama e as pessoas acabarem machucando ela sem querer, resultando na picada.

10. Aranha armadeira

insetos perigosos Brasil aranha armadeira
Crédito: Mimoso in Foco

A armadeira tem esse nome por causa da posição em que ela fica antes do ataque. É comum viver na mata, em bananeiras, madeira, pedras e folhagens. Quando sente-se ameaçada logo ergue as patas dianteiras e prepara-se para o ataque.

Sua picada resulta em náuseas, aumento da produção de saliva, suor e tremor. Não é comum que o veneno leve a óbito, mas é necessário que a pessoa seja levada ao médico imediatamente para que o veneno seja eliminado do seu corpo.

Dica: Previna-se cuidado do ambiente em que vive

Pelo fato de muitos desses insetos perigosos (e aranhas) conviverem com as pessoas em áreas residenciais, é importante manter a casa e o quintal sempre limpos, arejados e tomar o cuidado de não deixar roupas e lençóis amontoados, deixando o ambiente propício para o abrigo desses animais.

No caso do Aedes Aegypti, todos já estão avisados, mas não custa relembrar que ele se prolifera em ambientes úmidos e com água parada, então não deixe vasos, pneus e potes com água no quintal ou dentro de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
alergia a picada de inseto

O que fazer se você tem alergia a picada de inseto?

limpar pincel de maquiagem

As 4 melhores maneiras de limpar pincel de maquiagem