Ingredientes comuns que podem acabar com a dor
Crédito: Freepik
em

7 Ingredientes comuns que podem acabar com a dor

Veja como tratar a dor com ingredientes poderosos e baratinhos

Muitas pessoas sofrem com dores crônicas e acabam tendo que tomar muitos analgésicos ao longo da vida. Isso não é nada saudável nem indicado, podendo trazer problemas para a saúde do fígado e outros órgãos. O que elas não imaginam é que com ingredientes simples, essa quantidade de remédios pode ser reduzida. E eles são úteis também para quem sofre com dores pontuais. Veja quais são e tenha uma vida mais saudável.

1. Cereja fresca

As cerejas são excelentes para aliviar a dor, pois são ricas em antocianinas, um pigmento que dá a coloração ao fruto. Assim, o ideal é que você escolha as cerejas mais escuras, independente do sabor, e adicione à sua alimentação, sempre que possível. Elas são indicadas como antiespasmódicas, sendo excelentes também para tratar dores nas articulações e no trato digestório.

Aproveite e veja: xarope de cereja – saiba os benefícios e como fazer

2. Menta fresca ou o óleo essencial

Para aliviar dores musculares e cefaleia, você pode contar com a menta. Ela possui em sua composição o mentol, que é um excelente relaxante natural. Ele pode ser encontrado tanto nas folhas frescas maceradas, quanto no óleo essencial. Basta aplicar na pele e massagear para começar a sentir seus efeitos.

3. Iogurte natural sem açúcar

Para problemas estomacais ou intestinais, o iogurte natural é uma bênção. Ele alivia a dor, como também ajuda a combater gases, inchaço e constipação. Isso tudo por causa das bactérias presentes, que ajudam o trato gastrointestinal, além é claro do ácido lático, que ajuda a acalmar as coisas.

Como fazer iogurte caseiro: 10 receitas

4. Açafrão em pó

Temperinho adorado na cozinha de muitas famílias brasileiras, ele não apenas dá cor e sabor aos alimentos, como deixa sua saúde em dia. Com forte ação anti-inflamatória, ele ajuda a combater as dores de doenças relacionadas ao processo, como artrite, sinusite, gastrite e tantas outras “ites” você tiver.

5. Babosa

Conhecida pelo seu poderoso efeito sobre a pele e cabelos, a babosa também pode ser usada como xarope, para tratar muitas doenças. Entre seus benefícios, está o alívio da dor, não apenas por causa dos minerais presentes, que ajudam nas dores musculares. Ela também tem ação anestésica e relaxante muscular, sendo útil para dores nas costas e qualquer outra de origem muscular.

6. Gengibre

Não tem como falar em alívio da dor sem citar o gengibre. Ele possui uma forte ação anestésica, além que aquecer a região onde é aplicado, causando também o relaxamento muscular. Além disso, é anti-inflamatório, perfeito para tratar contusões, inflamações, dores nas costas e músculos. Se ingerido, ele ajuda também a aliviar a dor no peito e aliviar crises respiratórias.

7. Pimentas vermelhas

Aplicar – cuidadosamente – uma pasta de pimenta vermelha ardida, como a malagueta, sobre o local dolorido acaba com a dor. Isso se ela tiver origem muscular ou nas articulações. Seu efeito anestésico se dá por causa do alcaloide capsaicina, o mais antigo que se tem conhecimento. Sempre com cuidado na aplicação, para não encostar nos olhos ou mucosas.

Claro que antes de usar qualquer medicamento (mesmo que natural) você deve consultar o seu médico primeiro. Assim, assegura mais qualidade no tratamento e evita possíveis alergias ou interações com outros medicamentos que esteja fazendo uso. Se você conhece mais algum ingrediente que seja eficaz contra a dor, compartilhe nos comentários!

Não dar carinho aos filhos pode ter consequências sérias

Não dar carinho aos filhos pode ter consequências sérias

Condicionador amolece cutícula

Condicionador amolece cutícula: mito ou verdade?