em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus!

Informações úteis sobre o Papanicolau

Entenda quando deve ser feito e para que serve o exame Papanicolau

O exame Papanicolau deve ser realizado pelas mulheres com vida sexual ativa. É indicado que seja feito em mulheres dos 25 aos 64 anos, mas assim que a mulher começar a ter relações sexuais, ela deverá ser consultada por um ginecologista, que irá definir sobre a realização do exame.

Esse exame permite detectar câncer de ovário, de endométrio e de colo do útero, além de ser capaz de detectar infecções vaginais e doenças sexualmente transmissíveis.

Aqui você encontra:

Como é feito

Esse exame é feito através da coleta de material do colo do útero, que depois será analisado, para diagnosticar as doenças mencionadas no tópico anterior.

Com que frequência deve ser feito

O mais indicado é que o exame seja feito anualmente, porém, em casos mais específicos, o ginecologista poderá pedir uma realização mais periódica, como de 6 em 6 meses por exemplo.

Quando devemos fazer o exame

Não é recomendado fazer o exame durante o período menstrual, por isso, antes de marcar o exame a mulher deve ter o cuidado de olhar quando estará menstruada.

Riscos do exame

O exame não apresenta riscos para a mulher. Muito pelo contrário, ele é imprescindível para ajudar a cuidar da saúde da mulher, pois ajuda na detecção precoce de doenças que poderão ser tratadas rapidamente, aumentando a chance de cura.

Qual a relação do exame com o HPV

Esse exame não é específico para detectar o HPV, porém, caso a mulher esteja contaminada pelo HPV, o exame irá detectar alguma anormalidade nas células do colo da vagina, e o ginecologista irá pedir exames adicionais para detectar a presença do HPV.

O que não se deve fazer antes da realização do exame

Além de não ser recomendado fazer o exame quando estiver menstruada, a mulher deve ter alguns outros cuidados, 48 horas antes de fazer o Papanicolau:

  • Não deve usar cremes ou óvulos vaginais;
  • Não fazer uma lavagem interna;
  • Não realizar outro exame ginecológico;
  • Não ter relações sexuais.

Mulheres virgens devem fazer o exame

Quando a mulher for virgem, mas já está na idade de fazer o exame, ela deve marcar com o ginecologista. Não é preciso ter medo, pois o método de coleta é diferente e não existe risco de rompimento do hímen, pois a coleta é feita com uma espécie de cotonete, mais superficialmente.

Saiba mais sobre o exame Papanicolau no vídeo:

Atenção: As dicas do site não substituem uma consulta ao médico.

Papanicolau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
oração das causas impossíveis
Oração das causas impossíveis: aprenda a fazer essa importante prece
Siga a dieta da atriz Glória Pires