Menu

5 Hábitos que fortalecem a relação com os filhos

Estreitar a relação com seus filhos é algo que acontece todos os dias, em todos os momentos. Preste atenção nas suas atitudes

Crédito: Freepik

Publicidade

Os pais são as pessoas mais importantes na vida dos filhos. Eles são o primeiro exemplo que os filhos têm sobre como viver, em todos os aspectos. Logo, é muito importante estar atento às suas atitudes diárias para fortalecer a relação com seu filho e ajudá-lo a crescer com inteligência emocional, autoestima e independência. Veja algumas dicas de como criar esse laço afetivo estreito e poderoso na rotina da família.

1. Brincar junto

Mesmo quando você tem mais filhos e eles costumam brincar juntos, em algum momento eles querem ter a presença dos pais na brincadeira. Os filhos gostam de mostrar aos pais o que aprenderam e gostar de ter a aprovação deles. Então, quando for convidado para brincar, lembre-se que esse será um momento importante para fortalecer a relação com seus filhos e que esse momento não vai voltar.

2. Manter o contato físico e dar atenção plena

Abraçar, dar carinho, dar beijos, olhar nos olhos, dar colo, andar de mãos dadas. Todo contato físico é importante para que as crianças se sintam protegidas. É um modo de fortalecer suas emoções, pois essa é uma forma mais simples e direta – na compreensão dos pequenos, de dizer que eles são amados.

No caso dos adolescentes, que não gostam de ficar abraçando e beijando, os pais podem manter esse contato com boas conversas, olhando no olho e dando atenção plena ao assunto. Os filhos adolescentes, mesmo quando rebeldes, precisam sentir que os pais prestam atenção neles e querem saber dos seus interesses.

Publicidade

3. Contar histórias de família e ensinar coisas da sua infância

Ao invés de deixar seu filho na tela do tablet por várias horas, ensine a ele algumas brincadeiras de quando você era criança. Passem um tempo juntos falando sobre histórias interessantes da família enquanto veem álbuns de fotos antigas.

Depois, conte histórias sobre a própria criança, quando ela nasceu, coisas bonitas e interessantes que ela fez ou que aconteceram com ela (só as coisas positivas ou importantes, nunca que a envergonhem). Esses hábitos fortalecem o sentido de pertencimento: quem sou; de onde vim; faço parte dessa família.

4. Entender as fases de transição

São várias as fases de transição que acontecem durante a infância e adolescência. Os pais sabem disso porque já passaram por todas. Mas, muitas vezes se deixam levar pela falta de paciência ou de “tempo” e agem como se o filho estivesse errado ao apresentar essas mudanças.

O ideal é agir com naturalidade ao ver que seu filho está mudando de gostos, está confuso com suas emoções e até mesmo quando age de forma mais agressiva. Ao invés de brigar, sente-se com ele e deixe claro que você está ali para apoiá-lo e ajudá-lo a se sentir melhor, pois sabe pelo que ele está passando.

Publicidade

5. Não impedir o choro

Chorar não é feio, errado, muito menos proibido. E isso vale para meninas e meninos. Chorar é uma forma de expressar emoções, tão natural quanto sorrir de alegria, franzir a testa de raiva ou esticar o rosto quando se espanta.

Seu filho precisa saber que ele pode chorar quando sente vontade ou necessidade de expressar tristeza, dor ou descontentamento. Claro, você deve estar ali para acalmá-lo e deixá-lo perceber que seu sentimento está sendo compreendido. Como consequência, ele vai parar de chorar, pois a vontade irá passar.

Sair da versão mobile