Menu

Gatinho com dois rostos nasce de cesariana e sobrevive

O gatinho estava com dificuldade para nascer, então precisou de uma cesariana e surpreendeu a todos quando veio ao mundo.

Imagem: Reprodução

Publicidade

Na internet, já ficou comum vermos notícias de pessoas e animais que nascem com alterações genéticas em países como a Índia e a Tailândia. O caso que você vai conhecer agora aconteceu na Tailândia, e é de um gatinho com dois rostos que nasceu de cesariana e sobreviveu.

No dia 18 de julho, a gata do tutor chamado Anuwat deu à luz o primeiro bebê, mas no segundo estava sofrendo, então ele a levou para uma clínica veterinária localizada em Hang Chat, na província de Lampang, no norte do país.

Os veterinários fizeram uma cesárea e, para a surpresa de todos, nasceu um gatinho com dois rostos. Os felinos que nascem com essa condição são conhecidos como gatos Janus, homenagem ao deus romano de duas caras.

Veja também: Cão de abrigo é deixado sozinho e decide dar uma festa para si mesmo

Publicidade

Embora tenha apenas uma cabeça, o gatinho com dois rostos ganhou dois nomes: “Tung Ngern” (saco de prata) e “Tung Tong” (saco de ouro). Os dois se alimentam separadamente, cada um por uma boca.

“Eu quase não durmo desde que nasceu porque não ele consegue manter a cabeça erguida e precisa de atenção constante”, contou Anuwat.

Publicidade

Cuidar desse gatinho com dois rostos não está sendo fácil, tanto que o tutor pensou em entrega-lo para adoção. Mas, logo desistiu da ideia pois, se ele não sabe como cuidar do bebê, quem saberia mais do que ele?

A expectativa de vida de um gato Janus é de um dia. No entanto, nascido em 1999, um gatinho cinza chamado “Frank e Louie”, de Massachusetts, Estados Unidos, viveu por 15 anos. Por ser o gato Janus mais velho do mundo, em 2012 ele entrou para o Guinness Book.

Veja também: Gato ajuda resgate a encontrar tutora de 83 anos caída em barranco

Publicidade

Por que essa mutação acontece?

De acordo com Leslie Lyons, especialista em genética felina da Universidade de Missouri, gatos domésticos com duas caras são bastante raros.

Conforme matéria do National Geographic, os animais com essa condição não costumam viver muito tempo devido a problemas de saúde relacionados com a deformidade.

A causa da condição ainda não é completamente compreendida, mas “sabemos que existe uma variedade de mecanismos genéticos que poderiam ser culpados pela condição”, afirma Lyons. Somente exames de DNA podem definir o motivo com certeza.

Publicidade

Para Lyns, o melhoramento genético de raças não estimula o surgimento de gatos de Janus. Tanto os gatos de raça quanto os vira-latas estão sujeitos a doenças genéticas.

Fonte: Amo Meu PetNational Geographic

Sair da versão mobile