em

AmeiAmei

Veja como aliviar as dores do esporão de calcâneo

A doença atinge atletas e, principalmente, mulheres que usam salto

Apesar deste nome um pouco estranho, o esporão de calcâneo nada mais é do que o acumulo de cálcio no calcanhar, especificamente na parte inferior deste osso.

Isso é comum entre as pessoas que têm pés planos. Porém, aquelas que possuem os pés com arcos desenhadamente altos também podem desenvolver esse problema.

As esporas de calcanhar são especialmente comuns entre atletas que praticam esportes, como corrida ou salto. Além disso, as mulheres que usam saltos têm uma incidência significativamente maior de possuir esporas de calcanhar. Entretanto, pode acontecer a qualquer pessoa.

O problema acontece quando caminhamos ou corremos com os pés descalços em superfícies duras ou usando calçados mal ajustados ou desgastados. Também pode ocorrer devido à tensão nos músculos da panturrilha, ao fato de ter que ficar parado e em pé a maior parte do tempo, assim como outros fatores: obesidade, idade e diabetes.

Esporões nem sempre deixam sintomas. No entanto, às vezes eles podem causar dor no calcanhar ou na parte de trás do pé, especialmente para quem pratica caminhada, jogging ou corrida. Pode-se também experimentar dor após períodos prolongados de descanso, como depois de uma noite de sono, que também podem causar inchaço e inflamação nos calcanhares.

Recursos naturais para combate à dor de calcâneo

1. Óleo de coco

A massagem do calcanhar com óleo de coco é conhecida por ser uma cura eficaz contra o esporão do calcâneo. Você pode tomar cápsulas de coco e realizar massagens no local da dor para acelerar o processo, aumentar a sensação de alívio e reduzir a inflamação.

Use óleo de coco virgem para este propósito, aquecendo-o ligeiramente antes de realizar a massagem. Isto é para garantir que o óleo seja absorvido pela pele, exercendo sua ação restauradora no calcanhar. O óleo de coco é um produto natural e um agente hidratante que ajuda a suavizar as esporas no calcanhar e a reduzir a dor.

2. Vinagre de maçã

A aplicação de vinagre de maçã também é conhecida por ser muito útil no tratamento de esporas no calcanhar. Você pode fazer uma compressa com uma gaze embebida no vinagre. Encaixe em torno do calcanhar e deixe no local. Lembre-se que isso deve ser feito por vários dias, garantindo que a gaze esteja sempre com o vinagre e que seja mantida no mesmo lugar em todos os momentos.

3. O gelo

O gelo é bom para alívio rápido da inflamação e da dor. Aplique alguns cubos de gelo no calcanhar por quinze minutos e repita isso quantas vezes for necessário. O gelo ajuda a adormecer a área e promove o conforto e a frescura que também reduz a inflamação. Este é um recurso temporário que pode ser feito para alívio rápido. Certifique-se de usar outros remédios caseiros para obter alívio completo dos sintomas do esporão de calcâneo.

4. Bicarbonato de sódio

Este é um excelente remédio para o tratamento do esporão de calcâneo. Pegue um pouco de bicarbonato e misture com água até formar uma pasta. Aplique na área e prenda com uma gaze ou fita. Isso deve ser repetido por vários dias e as esporas no calcanhar serão reduzidas em tamanho em algumas semanas.

A ingestão de duas colheres de sopa de vinagre de maçã e uma colher de chá de bicarbonato de sódio juntamente com um copo de água a cada dia é conhecida por equilibrar o pH no organismo e ajuda na cura da inflamação e da dor.

Entenda mais sobre o esporão de calcâneo

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

 

2 Comments Leave a Reply
  1. DR: quero saber quem tem artrose na coluna de L 1 a S1, se eu posso fazer hidro ginastica, tenho muita dor, se não puder o pq?? obrigada.

    • Olá Edna, este tipo de informação não somos capazes de lhe responder. Indicamos assim que procure por um médico especialista para que ele possa avaliar o seu problema e indicar a melhor atividade física e/ou tratamento adequado para o seu bem estar. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Fique livre de calos de uma vez por todas com essas receitas
Combata pedra nos rins com suco de melancia