sobre entorse de tornozelo
Crédito: Freepik

Entorse de tornozelo: sintomas, causas e tratamentos

Torcer o tornozelo pode acontecer com qualquer um. Veja o que fazer nessa situação

Publicidade

A entorse de tornozelo é bem comum de ocorrer com pessoas de todas as idades, em diferentes situações. Ocorre principalmente com atletas, também quando se está andando na rua e pisa em falso ou quando está com salto muito alto e perde o equilíbrio. A entorse tem diferentes graus de gravidade, sendo que o mais leve pode ser tratado em casa, enquanto o mais grave necessita de apoio de um ortopedista ou fisioterapeuta para garantir uma boa recuperação. Saiba mais.

Veja também: opções de remédios para dor nas pernas

O que é?

sobre e tipos de entorse de tornozelo
Crédito: Freepik

Essa é uma lesão que causa o estiramento ou a ruptura de um ou mais ligamentos que compõem a articulação do tornozelo. Esses ligamentos são como faixas de tecido fibroso que conectam os ossos à articulação. Uma de suas funções é restringir os movimentos. Então, quando a pessoa sofre uma queda, fazendo um movimento além do que é possível com o tornozelo, ocorre a entorse, que tem diferentes graus:

Entorse de grau 1

Esse é o graus mais leve da entorse, quando ocorre o estiramento dos ligamentos, mas sem haver sua ruptura.

Entorse de grau 2

Nesse grau ocorre uma ruptura parcial dos ligamentos, causando instabilidade articular e outros sintomas que vai ver no tópico a seguir.

Publicidade

Entorse de grau 3

Esse é o mais grave, quando ocorre o rompimento total dos ligamentos, impedindo que a pessoa consiga colocar o pé no chão, muito menos com o peso do corpo em cima dele.

Sintomas

Os sintomas, como já deve imaginar, são mas fortes de acordo com o grau da lesão.

  • No grau 1, a lesão causa dor e inchaço, mas o pé e o tornozelo não mudam muito de cor. Costuma ficar melhor dentro de 3 dias até 1 semana, se a pessoa cuidar bem, evitando esforço sobre o tornozelo afetado.
  • No grau 2, como há uma ruptura parcial de ligamentos, a pessoa vai perceber que o pé e o tornozelo vão ficar com hematomas, começando roxos, depois amarelados até desaparecerem, o que pode levar algumas semanas. Também vai sentir bastante dor ao encostar, dificuldade de fazer os movimentos e inchaço.
  • No grau 3, por causa da ruptura total de ligamentos, vai haver ainda mais dor, inchaço e hematomas, com bastante dificuldade de fazer movimentos e fraqueza ao tentar pisar.

Tratamentos

como tratar entorse de tornozelo
Crédito: Freepik

Por causa da dor, logo a pessoa vai sentir necessidade de tomar um analgésico simples que tem em casa e sabe que não vai causar problemas no seu organismo. Mesmo assim é importante consultar um médico ou fisioterapeuta para avaliar o grau do entorse de tornozelo e saber o que mais deve ser feito para se curar sem sequelas.

Gelo

Para reduzir o inchaço, logo depois do acidente é bom colocar um saco de gelo sobre o local lesionado. Coloque uma toalha entre a pele e o saco de gelo para ele não grudar na pele nem queimar. O gelo pode ser feito várias vezes ao dia, durante uns 5 minutos cada vez.

Publicidade

Manter o pé para cima

Para evitar que o sangue fique acumulado no tornozelo, no caso de haver ruptura total ou parcial dos ligamentos, é bom deixar o pé elevado, pode ser apoiado em uma cadeira. Ele pode ficar no chão durante alguns instantes, mas nunca deve tentar caminhar apoiando o pé no chão.

Medicamentos

Outros medicamentos, além do analgésico simples, devem ser recomendados por um profissional. Podem ser necessários anti-inflamatórios, especialmente em forma de pomada ou gel para ficar aplicando sobre a lesão algumas vezes ao dia, conforme recomenda a bula.

Fisioterapia

Nos casos de grau 2 e 3 pode ser necessário fazer fisioterapia para que os ligamentos se recuperem mais rapidamente e da forma correta, sem deixar sequelas.

Publicidade

Imobilização

A imobilização é recomendada para crianças que não têm a consciência de que precisam ficar com o tornozelo parado na maior parte do tempo e também para lesões de grau 2 e 3, ajudando a restabelecer os movimentos e a trazer mais firmeza para voltar a caminhar quando a lesão já está em estágio mais avançado de cura.

Alongamentos

O fisioterapeuta vai recomendar outros exercícios simples para fazer em casa, dependendo do grau da lesão e do tempo de recuperação. Com o passar dos dias, é importante ir fazendo movimentos leves de rotação do tornozelo para ele se manter em movimento. Somente poderá caminhar sem muletas de novo, quando a aparência do pé estiver muito boa, sem hematomas e sem inchaço, e quando sentir firmeza ao colocá-lo no chão.

Quando a entorse de tornozelo é motivo para se preocupar?

As lesões de grau 3 são as mais preocupantes, especialmente para atletas que dependem da recuperação eficiente e rápida para continuarem a trabalhar. Quando a lesão parece estar bem feia, muito roxa, dolorida e inchada, deve ir ao médico o quanto antes.

Publicidade

É importante fazer exames de imagem, como raio-x, para ter certeza de que não houve uma lesão mais grave, como um osso trincado ou quebrado. Se deixar passar, o osso poderá calcificar torto, trazendo prejuízos para a coluna mais tarde.

PODE GOSTAR TAMBÉM