Menu

A ditadura das calorias: quando uma mesma dieta apresenta resultados diferentes!

Fez a mesma dieta que suas amigas e elas perderam peso e você não? Saiba o porquê de isso acontecer!

Publicidade

Vivemos em uma autêntica ditadura de calorias! A alimentação deixou se ser divertida ou um de nossos maiores prazeres para passar a ser matemática. Cada ingrediente tem o seu valor calórico, e os cálculos permitem que saibamos se estamos comendo mais ou menos calorias do que necessitamos. Tudo para que possamos obedecer a um líder tirano, chamado balança!

A ditadura das calorias

A contagem não é tão simples quanto parece. Se ingerirmos mais calorias que o suposto, a chance de as queimar é menor e engordar vira possibilidade, certo? Mas se praticarmos atividade física com regularidade, talvez possamos contrabalançar esses pequenos excessos, correto? Quanta complicação!

Contrariamente ao que o regime de contagem de calorias propõe, talvez esse não seja o jeito mais correto pelo qual devamos reger nossa alimentação. Afinal de contas, nosso principal foco deve ser sempre, acima de tudo, adotar uma dieta saudável.

Poluentes alteram as calorias nos alimentos

Bruce Blumberg, um especialista em Biologia e Desenvolvimento Celular da Universidade da Califórnia, é dessa mesma opinião. De acordo com esse profissional, quando se trata dessa matemática de calorias, os resultados dos cálculos nem sempre são idênticos.

Publicidade

Existem diversos fatores a ter em conta nessa matéria, que podem contribuir para que organismos distintos respondam a uma dieta de forma diferente. Um dos aspetos que mais confundem essa contabilidade são os organoestânicos, uns poluentes que podem ser encontrados em conservantes e embalagens plásticas para a transportação dos alimentos. Blumberg defende que eles são capazes de criar instabilidade nos padrões da alimentação.

Cada organismo é único

E é por isso que as dietas têm efeitos diferentes nas pessoas. Enquanto em uns casos resultam com uma eficiência impressionante, em outros é preciso o dobro do tempo para notar resultados. Não se esqueça nunca de que todo o organismo é único e tem sua forma e seu tempo de reagir. Seja paciente!

Quer entender melhor como o corpo reage às calorias? Assista a esse vídeo!

Gostou dessa matéria? Compartilhe!

Leave a Reply

Sair da versão mobile