dieta da banana
Crédito: Freepik

Dieta da banana funciona? Veja como fazer e cuidados a ter

Nenhuma dieta restritiva faz bem, então, escolha uma dieta democrática e fácil de fazer

Publicidade

Quando o assunto é dieta, precisa ter muito cuidado. Dieta não quer dizer regime de alimentação restritiva, e sim, cuidados alimentares específicos para alcançar um objetivo. Então, em primeiro lugar, nunca acredite em dietas milagrosas. Para qualquer dieta fazer efeito, precisa conhecer as necessidades do seu corpo e, com a ajuda de um nutricionista, elaborar um plano alimentar ideal para você. Mas e no caso da dieta da banana, será que vale a pena investir para ver se funciona? Conheça mais sobre essa dieta a seguir.

Dieta da banana funciona?

sobre a dieta da banana
Crédito: Freepik

É verdade que a banana é um alimento muito saudável, rica em fibras e outros nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Dependendo do tipo de banana e das misturas feitas com ela, vai ter mais ou menos calorias. Mas o fato é que, se você se exercitar na quantidade recomendada pelo seu médico, as calorias dessa fruta só vão servir como fonte de energia, não ficando acumuladas como gordura, isso é ótimo.

Veja também: Conheça a banana azul

Então, eis aqui a primeira dica essencial para essa dieta funcionar: precisa praticar exercícios todos os dias, pois é assim que toda a caloria ingerida vai ser usada do jeito certo, em benefício da sua condição física mais forte, não acumulando como gordura.

Porém, precisa ter cuidado. O que recomenda essa é que, no café da manhã, você coma apenas uma ou duas bananas inteiras, sem amassar nem misturar com nada. No resto do dia, deve seguir uma alimentação normal, porém, em quantidade equilibrada e com escolhas saudáveis. Então, em teoria, não há qualquer contraindicação, desde que cada pessoa conheça as necessidades e limites do seu corpo.

Publicidade

O que não faz sentido é comer apenas uma ou duas bananas e depois ir para a academia ou fazer um trabalho que exija muita energia, pois o corpo precisa mais do que essas frutas para isso. Então, os nutricionistas defendem que um bom café da manhã também tenha outras opções saudáveis em pouca quantidade, como uma proteína e cereais integrais.

No mais, essa dieta não tem nada de especial. Se você for a um nutricionista, como é o recomendado, para conhecer as necessidades do seu corpo e trazer para casa uma dieta feita para o seu estilo de vida, vai ter banana no cardápio do mesmo jeito. Sendo assim, ela funciona quando combina com o seu jeito de ser e de viver, pois nenhuma dieta precisa ser um sacrifício.

Cardápio da dieta da banana

cardapio da dieta da banana
Crédito: Freepik

De qualquer forma, mesmo sabendo que essa opção é uma dieta normal, apenas com a diferença de que no café da manhã deve comer apenas banana inteira, veja uma sugestão de cardápio, mas que deve adaptar conforme as orientações do seu nutricionista e do seu médico, conforme suas necessidades em particular:

Café da manhã

Nessa refeição, beba um copo de água pura e coma uma ou duas bananas. A quantidade deve respeitar a sua fome real, não a sua vontade de comer. Não deve ficar com fome, nem sentindo estufamento.

Publicidade

Lanche da manhã

Como as bananas são fonte de energia e logo são digeridas, você vai sentir fome antes da hora do almoço. Na dieta original não tem lanche da manhã, mas se você precisar comer para não exagerar no almoço, coma um potinho de iogurte natural com 1 colher de sobremesa de mel puro e 2 a 3 colheres de sopa de farelo de aveia puro.

Almoço

Não há um cardápio fixo de almoço. Porém, assim como em toda a dieta, recomenda-se comer alimentos mais magros, como um filé de frango ou peixe grelhado, uma porção pequena de arroz ou massa integral e bastante salada fresca.

Pode comer feijão sem carnes gordurosas, purê de batata no lugar do arroz e também ovos cozidos são bem-vindos. Apenas lembre-se de não repetir nem fazer um prato muito cheio, e sempre caprichar na salada.

Publicidade

Lanche da tarde

Escolha uma fruta para o lanche da tarde, que não necessariamente precisa ser banana. Porém, a dica é que escolha frutas que tragam mais saciedade. Se escolher frutas com muito suco, como abacaxi e melancia, vai logo ficar com fome outra vez.

Jantar

O jantar deve ser feito antes das 20 horas para que o organismo tenha tempo de fazer a digestão antes de você ir para a cama. A dica é que seja uma refeição salgada, semelhante a do almoço, só que com menos carboidratos. Fique com a carne grelhada, vegetais salteados e muita salada fresca.

Muita água

Ao longo do dia, é recomendado que você tome apenas água. Se quiser variar, uma xícara de café sem leite nem açúcar pode se ruma boa até o horário antes do jantar. Os chás também são bem-vindos, mas sem adoçar. Beba pelo menos 2 litros de água ao longo do dia para que todos os alimentos sejam digeridos de forma adequada.

Publicidade

Cuidados a ter

Como já mencionado, nenhuma dieta restritiva que dura muito tempo faz bem para o corpo. Esse tipo de dieta só deve ser feita por pessoas que já fazem dieta e cuidam da alimentação todos os dias, mas precisam tirar dois ou três dias para um preparo mais específico, como no caso de atletas. Fora isso, não faça dietas restritivas, pois o efeito sanfona vai aparecer.

Lembre-se de que o cardápio acima descrito é apenas uma sugestão que deve ser analisada pelo seu nutricionista e adaptada ao seu estilo de vida e necessidades. Se você não é de fazer dieta, e de repente começar a comer uma banana no café da manhã e for fazer uma caminhada, poderá passar mal. Não mude bruscamente sua alimentação.

Por fim, toda dieta é uma combinação entre alimentação saudável e equilibrada com bons hábitos de vida. Então, para que a dieta da banana funcione, além de adaptar o cardápio com o seu nutricionista, também será preciso adotar uma rotina de atividades físicas, ter boas noites de sono e arrumar atividades para aqueles momentos em que você fica à toa e começa a pensar em guloseimas. As mudanças para um estilo de vida mais saudável são a chave para o sucesso de qualquer dieta.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM