em

10 dicas para não ser roubado neste Carnaval

Aproveite as festas na rua sem se preocupar!

O Carnaval chegou! Não dá para negar que essa é uma época de alegria e de festa para o povo brasileiro. Chegou a tão esperada hora de sair para a rua e aproveitar com os amigos os blocos de rua ou trio elétricos que vão passar os próximos dias inteiros a embalar os centros das pequenas e grandes cidades.

Nessas festas, haverá milhares de pessoas dividindo os mesmos espaços. As chances de incidentes, problemas ou crimes são grandes, e isso pode atrapalhar os foliões e a festa que deve ser o Carnaval. Para que você, seus amigos e familiares possam aproveitar os próximos dias sem qualquer preocupação e em segurança, este artigo traz dez dicas simples e muito importantes de serem seguidas.

Como ter um Carnaval inesquecível e sem problemas

carnaval na rua

1. Vá de transporte coletivo

As autoridades públicas aconselham que os foliões evitem usar carros particulares durante as festas de Carnaval. Além de criar um trânsito caótico no meio dos festejos, aumentam as chances de haver danos materiais ao veículo, como arrombamento, por exemplo. Mas se a opção for mesmo o carro, estacione-o em uma garagem privativa e fechada.

2. Evite as caronas com estranhos e esqueça os aplicativos de transporte compartilhados

A não ser que a carona seja com amigos ou conhecidos, esqueça. Se vir um táxi já com passageiros, nem pense em compartilhar da corrida. Não há como saber se aquele veículo não está em posse de um criminoso.

3. Não curta o Carnaval sozinho

Além de não ser nada divertido pular Carnaval sozinho, é perigoso. Mantenha-se sempre junto a um grupo de amigos ou conhecidos. Tente não se afastar ou se perder de pessoas que possam lhe ajudar em alguma situação crítica. Mantenha documentos e outros pertences sempre junto e não se distraia.

4. Se for fazer selfie, cuidado

Todo mundo quer registrar a festa no bloco ou atrás do trio elétrico. O problema é que esse ato lhe deixa muito exposto a assaltantes e demais criminosos. Se for tirar uma foto, escolha um lugar próximo a agentes de segurança ou viaturas policiais. Não fique andando com o celular na mão depois. A postagem das fotos pode esperar um momento mais adequado.

5. Use acessórios e roupas adequadas

Adequado aqui significa seguro. Use roupas com bolsos internos, junto ao corpo. Há roupas íntimas com espaço para esconder pequenos objetos. Evite colares, brincos muito grandes, pulseiras e relógios que possam chamar a atenção de criminosos. Pochetes e doleiras são ótimas pedidas nesses próximos dias.

6. Beba apenas do seu copo

Não aceitar nada de estranhos, principalmente bebidas. Para quem já está um pouco bêbado, qualquer substância a mais pode ser fatal. Seja consciente e opte pela autopreservação.

7. Cuidado com as compras com ambulantes

Primeiro: não compre com cartão de crédito ou débito. Segundo: ande com pouco dinheiro. Terceiro: confira se o ambulante é credenciado junto à Prefeitura de sua cidade. Vale muito mais ficar sem o produto do que ter seu cartão clonado ou qualquer coisa parecida.

8. Seja solidário, mas também cauteloso

Viu alguém passar mal no meio do bloco? Ajude, mas não ajude sozinho. Arraste todos os amigos e amigas do grupo com você se quiser ajudar alguém em alguma situação. Infelizmente é preciso sempre desconfiar. Não caia em armadilhas.

9. Tiroteio? Abrigue-se!

Situações extremas como um tiroteio, o que fazer? Se abrigar. Ache o primeiro lugar seguro que ver e se abrigue. Segure a curiosidade e mantenha a calma. Não tente ver o que está acontecendo sem antes ter certeza de que os tiros pararam.

10. Se for furtado ou assaltado, faça um B.O.

A melhor atitude depois de ser vítima de furto ou assalto é fazer um Boletim de Ocorrência. Nem pense em ir atrás do criminoso ou entrar em contato de alguma forma. O assunto agora é com as autoridades competentes. Seja cuidadoso, pois sua vida vale mais que qualquer bem material.

Compartilhe essas dicas com seus amigos e bom carnaval.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

3 modelos de unhas decoradas fáceis de fazer
Receita de bolinho de mortadela