Menu

Dicas para os jovens com mais de 60 anos

Está na melhor idade? Então você tem que ler essas dicas especiais!

Publicidade

Passamos a vida dizendo que vamos viver mais plenamente no futuro. Quando comprar a casa, o carro, quando os filhos crescerem, se formarem… Mas acabamos nos esquecendo dessa promessa.

Se você está na melhor idade e deixou para desfrutar mais da beleza da vida agora, então é hora de fazer acontecer! Mas se você ainda não tem mais de 60 anos, mas pretende chegar lá feliz e saudável, você vai gostar de ler essas dicas também.

1. Gaste um pouco do seu dinheiro com você! Nem tudo na vida é economizar

Você batalhou por ele, use! Nada de guardar tudo em baixo do colchão! Se permita um mimo, um passeio, viagem… Se permita usufruir do que você se sacrificou tanto para conseguir. Nada de investimentos de risco, agora seu maior patrimônio é você. Busque paz e tranquilidade.

2. Deixe seus filhos e netos caminharem sozinhos

Sua preocupação é normal, mas assim como você batalhou e construiu a sua vida, eles vão conseguir. Tudo o que tinha para ser feito, já foi feito, agora é a vez deles correrem atrás! Gaste seu dinheiro com você, sem culpa ou arrependimento.

Publicidade

3. Não sustente a família

Não nos referimos àquela ajudinha que é tão gostosa de dar, mas sim dos folgados, que acham que podem viver as custas do seu trabalho. Você construiu, usufrua! Busque uma vida saudável, com exercícios, boa alimentação e diversão.

4. Escolha o melhor e mais bonito

Você já economizou a vida inteira, se permita alguns caprichos! Afinal, você esperou a vida toda por isso.

5. Sem angústia

Você bem sabe que tudo passa, então guarde as memórias que te fazem sorrir e deixe de lado o que não te faz bem. Seja feliz!

6. Ame muito

Não estou falando somente dos netinhos! Ame e curta seu parceiro, a vida, as flores na sua varanda. Contemple a beleza da existência! Enquanto nos restarem a inteligência e o amor, seremos sempre jovens.

Publicidade

7. Se arrume

Corte o cabelo, faça as unhas, cuide da pele e fique sempre com cheirinho de perfume. Você está na sua melhor fase, aproveite cada segundo!

 8. Fique na moda

Não se assuste, não estamos falando de calça rasgada e mini short! Mas a moda evolui e novos cortes, cores e tecidos sempre renovam nosso interesse nas coisas. Busque as novidades. Vá bater perna no shopping e aproveite para comprar um novo modelito e tomar um sorvete de iogurte!

9. Atualize-se

Nada de falar só de Vargas e Getúlio! Leia bons livros e revistas, ouça rádios, veja bons programas de TV, navegue na internet – é mais fácil do que parece! – e, quem sabe, entre em redes sociais. Saia para conversar com seus amigos antigos e fazer novos amigos também.

Publicidade

10. Ouça e respeite os mais jovens

Assim como eles tentam compreender o mundo onde você foi criado, tente compreender o deles também. São realidades e valores muito diferentes, mas jovens sempre serão jovens. O medo do novo, a vontade de arriscar e se aventurar estará sempre lá, em qualquer geração. Aproveite para fazer parte do mundo deles.

11. “Na minha época”

Converse sobre atualidades e sobre o passado sem comparar diretamente. O famoso “no meu tempo era melhor” cria afastamento. Que tal mudar para “no meu tempo era diferente, mas que interessante o de vocês também!”

12. Seja independente

Viver com os filhos ou netos pode ter seu lado bom, mas além de tirar a privacidade deles, acaba também com a sua. Claro que cada caso é um caso, mas sempre que possível, opte por ter seu cantinho.

Publicidade

13. Conheça pessoas novas da mesma idade

Faça aula de dança para melhor idade, combine encontros entre amigos de amigos, faça um chá da tarde para reunir os amigos. Curta também a companhia daqueles que podem te entender melhor do que qualquer pessoa de outra idade.

14. Encontre um hobby

Faça coisas que você gosta, dentro das suas possibilidades. Viaje, caminhe, cozinhe, leia, dance, tenha um pet, cuide de um jardim, uma orquídea ou bonsai, jogue damas, xadrez, dominó, canastra, pinte, ajude uma ONG… O céu é o limite. O que não vale é ficar parado.

15. Aceite os convites

Sua família e amigos sempre vão te chamar para um aniversário, batizado, casamento, formatura, farrinha… Não enrole, vá aos encontros! Aproveite e também visite museus, faça um piquenique no parque, convide a família e amigos.

Publicidade

16. Fale sobre suas experiências mas também saiba ouvir

É tanta coisa para compartilhar com os mais novos, não é mesmo? Mas se prestar bastante atenção, vai perceber que eles têm ainda muito a nos ensinar. Ouça com atenção e curta o momento. As vezes as pessoas até precisam de um conselho, mas na maioria dos casos, só precisam de um ouvido atento para se sentirem aceitos e reconhecidos.

17. Aprenda a lidar com as dores, caso apareçam

Reclamar só vai te prender no problema, faz mal para você! Busque soluções adicionais para o que está causando a dor. Pesquise sobre alimentos, chás, exercícios que aliviam. Busque medicinas alternativas, tente meditação, respiração consciente… Nunca é tarde para reaprender tudo! O mais importante, fique bem.

18. Perdoe

Para que carregar esse peso? Nos apegamos a algumas mágoas por uma vida inteira. Será que com a maturidade de agora você consegue compreender e perdoar? Isso não quer dizer aceitar ou concordar, mas compreender a limitação do outro (ou sua) naquele momento da vida e deixar ir.

Publicidade

Uma oração, uma visita, carta ou e-mail, qualquer meio funciona para quem quer perdoar de coração. Ah! Lembre-se de pedir perdão também.

19. Preserve sua fé

Viver a melhor idade te permite ter mais plenitude, mais tempo para contemplar a obra do criador. Fortaleça sua fé e lembre-se de respeitar a fé (ou mesmo a falta) do outro.

20. Ria bastante

Já perdoou, deixou as mágoas onde elas pertencem – no passado – agora é só alegria! Ria da vida, dos outros, de si mesmo. Ria com os amigos e até sozinho, quando aquele pensamento zombeteiro aparecer.

Publicidade

21. Não ligue para o que pensam sobre você

A essa altura você já aprendeu isso, não é? Dizem que nem Jesus agradou a todos, então porque se preocupar se todos te admiram? Viva sua vida, da sua forma. Dance, descanse, cante, contemple, namore…Seja feliz!

Viva com plenitude essa nova fase, sabe porquê? Porque a vida é muito curta para beber vinho ruim.

Compartilhe essa dica com aqueles amigos e familiares que já podem aproveitar a melhor idade, que tem tudo para ser uma delícia!

Leave a Reply

Sair da versão mobile