Menu

8 Dicas financeiras para a quarentena

É hora de reavaliar suas contas e montar um plano para os próximos meses, pois não se sabe o dia de amanhã

Crédito: Freepik

Publicidade

Além da preocupação em proteger a saúde da família, a pandemia do coronavírus trouxe uma grande preocupação com a vida financeira de todos. Mesmo quem não perdeu o emprego e continua com uma vida “normal”, corre o risco de ver tudo mudar a qualquer momento, já que esse sistema capitalista é todo interligado. Ou seja, na sociedade, um depende do outro para gerar renda.

Então, nesse momento de crise, o melhor a fazer é sentar na frente do seu computador ou pegar um caderno e uma caneta e começar a organizar a sua vida financeira da melhor forma possível, reduzindo gastos e prevendo riscos para os próximos meses. Veja dicas de como fazer isso e conseguir ficar com a cabeça um pouco mais tranquila.

1. Faça uma planilha das suas finanças

Quando todas as suas contas estão anotadas em uma planilha, fica bem mais fácil de gerenciá-las. Anote todos os seus gastos fixos e todos os variáveis, na data em que fizer compras ou pagar as contas. Assim você poderá comparar um mês com o outro e fazer os ajustes necessários para economizar mais ou redirecionar valores para outros gastos mais importantes no momento.

2. Tenha uma projeção para os próximos meses

Com base nos seus custos básicos mensais, faça uma projeção de quanto você (e todos os trabalhadores da casa) precisam ganhar para darem conta das despesas. Assim, também é uma forma de conseguir planejar o mês seguinte com mais segurança e saber quando é o momento de buscar mais soluções para aumentar a renda.

Publicidade

3. Corte gastos não essenciais

Os gastos essenciais são supermercado, farmácia (hospital), transporte (ou combustível), aluguel (ou prestação da casa), água, energia, gás e telefone. Então, enquanto essa situação de crise estiver em alta, é hora de repensar seus gastos mensais e deixar vários deles para mais tarde, como roupas e calçados novos, salão de beleza, lazer e afins. Se for o caso, aproveite e guarde o dinheiro que usaria com esses gastos, pois nunca se sabe o dia de amanhã.

4. Aproveite os descontos e negociações

Muitas empresas, agora, estão oferecendo negociação para facilitar ou reduzir o valor de contas, como de água, energia, empréstimos em dia e até alguns locatários para abrandar o aluguel. Aproveite todas as possibilidades de pagar menos, se você estiver dentro do grupo que tem o direito, pois cada real a mais no seu bolso faz diferença.

5. Evite compras parceladas

Não é o momento para fazer compras parceladas, a menos que seja algo de extrema necessidade e você não tenha outra opção. É preferível esperar para comprar à vista do que parcelar sem saber se terá o dinheiro nos próximos meses.

6. Cancele os débitos automáticos

Se você tem débito automático para contas de telefone ou tv a cabo, por exemplo, dê uma analisada para ver se é possível mudar seus planos contratados, reduzindo os valores. Para isso, cancele o débito automático e evite que valores desnecessários fiquem sendo debitados todos os meses. Entre em contato com as empresas para ver sobre planos diferentes, mais baratos.

Publicidade

7. Guarde todo o dinheiro extra

Se, depois de calcular seus custos mensais, perceber que está sobrando um pouquinho, não pense em gastar com qualquer coisa. O momento pede que você guarde tudo o que sobrar para possíveis imprevistos. Se não souber como aplicar esse dinheiro para que renda uma porcentagem mensal, é melhor guardar com você e não correr o risco de perder.

8. Pague as contas em dia

Se não houver necessidade de negociar pagamentos de contas fixas, procure fazer todos os pagamentos em dia, sem atrasos. Assim, você evita acúmulo de valores lá na frente (que foram adiados) e evita que um possível atraso comece a somar juros.

Veja também: como os pequenos empresários estão se reinventando em tempos de pandemia

Publicidade
Sair da versão mobile