Nem todos os cães e gatos negam, a todo custo, tomar remédios. Alguns são tranquilos e engolem o líquido ou comprimido sem problemas, principalmente se não tiver um sabor muito forte e estiver misturado na comida. Mas, infelizmente, existem os rebeldes. Veja dicas para facilitar na hora de dar remédios para cães e gatos.
1. Misturar na comida úmida
Às vezes não dá certo tentar camuflar um comprimido no meio da ração seca, mas funciona amassar bem e misturar na comida úmida, tanto de cães quanto de gatos. Quanto mais misturado e amassado, melhor. Dê uma pequena quantidade de comida para garantir que o animal coma tudo e que o remédio vá junto.
2. Fingir que é um petisco
Essa é uma dica que funciona com remédios na forma de comprimido e principalmente com cachorros, que são mais agitados. Se você costuma lançar no ar um petisco para seu pet, faça isso com o comprimido ou, se for um petisco maleável, meio mole, insira o comprimido dentro do petisco e depois feche bem.
3. Aplicador de remédios
Esse aplicador é tipo uma seringa, mas que, na ponta, é possível encaixar o comprimido para aplicar direto na goela. Também serve para colocar o remédio líquido dentro. Se tiver duas pessoas para esse processo, para que seja mais rápido, melhor.
Quando o pet estiver tranquilo, sente-o, depois deite-o de barriga para cima, segurando as pernas, enquanto brinca e faz carinho onde ele gosta. Com uma das mãos, segure os cantos da boca dele e incline a cabeça dele um pouco para trás, a 45 graus, para ele abrir a boca naturalmente.
Com o aplicador, aplique o remédio na boca do pet, o mais perto possível da goela. Assopre o rosto dele para que, instintivamente, ele engula. Se depois disso ele lamber o focinho, deu certo. Ofereça um petisco pelo bom comportamento do seu bichano ou cãozinho.