cachorro gripado
Crédito: Freepik

Cachorro gripado: conheça os sintomas e cuidados que pode oferecer

Os sintomas da gripe canina são semelhantes aos da gripe humana, mas o tratamento não é o mesmo

Publicidade

A maioria dos cachorros jovens e adultos são agitados, gostam de correr, brincar e de andar pela casa. Se o seu cãozinho tem esse comportamento, mas ultimamente está mais parado e triste, observe os sintomas para saber se ele pode estar com gripe. Assim como os humanos, o cachorro gripado apresenta sintomas clássicos e é preciso avaliar para saber se necessita de cuidados do veterinário. Veja quais são os sintomas da gripe canina e o que fazer para tratar do seu amigo de quatro patas.

Veja também: como escovar dente de cachorro

Sintomas da gripe canina

O modo de contágio da gripe canina é o mesmo da gripe humana: o vírus se espalha no ar quando há um cachorro gripado no ambiente e, assim, vai ser transmitido para o outro cachorro. Então, tenha o cuidado de manter o seu cão sempre saudável, em especial para quando levá-lo a passar uns dias na creche ou no hotel com outros cães.

E não se preocupe, pois o seu cão não pode pegar uma gripe de você, e vice-versa. Veja quais são os sintomas de um cachorro gripado:

Espirros

Os cães espirram diariamente pelo mesmo motivo que os humanos: para limpar as fossas nasais quando entram detritos e agentes estranhos que causam irritação. Mas, quando o problema é gripe, os espirros ficam mais constantes e surgem junto com os outros sintomas.

Publicidade

Coriza

Sim, o nariz do seu cãozinho vai escorrer, assim como o seu quando está com gripe. Isso quer dizer que ele também fica com o nariz entupido, com a boca mais seca e pode precisar de mais água. Mantenha o potinho de água sempre cheio e limpo.

Tosse

A tosse canina se parece com um engasgo. Mas se você prestar atenção no seu cão e nos demais sintomas, vai saber diferenciar e entender que é mais um sintoma do cachorro gripado.

Apatia

Também é possível que o seu cãozinho gripado fique mais apático, querendo dormir mais, evitando brincar e até recusando as comidas que ele mais gosta. Deixe-o descansar, mas não deixe de oferecer a ração dele, pois ele precisa se manter nutrido.

Febre

Quando a gripe está séria, também há o risco de o seu cão ficar com febre, pois essa é a reação natural do organismo para promover a cura, tentando matar os vírus que o estão atacando. É bom ter um termômetro próprio para o seu cão, assim conseguirá ter certeza se ele está mesmo com febre e precisa de atendimento médico.

Publicidade

Remédios para cachorro gripado

cuidados especiais com cachorro gripado
Crédito: Freepik

Em primeiro lugar é muito importante saber que você não deve dar qualquer tipo de remédio humano ao seu cachorro. O organismo dos animais é bem diferente do organismo das pessoas, portanto, os remédios podem ter efeitos colaterais perigosos. Além do mais, as dosagens são bem diferentes.

Então, a primeira coisa a fazer ao perceber os sintomas de um cachorro gripado é levar o seu cão ao veterinário, pois você não tem como saber como ele está realmente se sentindo. Ele não vai ficar chorando de dor, mas pode ser que esteja muito pior do que aparenta estar. Esse cuidado é ainda mais importante com cães filhotes, idosos, com saúde debilitada ou cachorrinhas grávidas.

Somente o veterinário poderá diagnosticar se o seu cachorro está mesmo com gripe ou se é outro problema e, assim poderá prescrever o melhor remédio, na dosagem adequada para o peso, o porte e a idade do seu cão. Mas, enquanto não puder levá-lo ao veterinário, ou mesmo depois de levar, existem cuidados que pode tomar:

Publicidade

Hidratação

Seu cão vai precisar beber mais água enquanto estiver doente. A sede vai aumentar, pois o organismo dele vai pedir por mais água para conseguir lidar com a gripe. Além do mais, a tosse e a dificuldade para respirar vão fazer com que ele tenha mais sede.

Nutrição

Mesmo que o seu cão recuse comida na maior parte do tempo, ofereça a ração dele com mais frequência. Mantenha a mesma alimentação de sempre, não precisa oferecer coisas mais moles ou comida de humano que ele não esteja habituado. Apenas deixe o potinho abastecido e, se for o caso, leve até a caminha dele para estimular que ele coma.

Conforto térmico

Durante o período da gripe, mantenha seu cão em um ambiente bem ventilado, só que mais quentinho, evitando as correntes de ar. Ao mesmo tempo em que o ambiente precisa de ventilação para eliminar os vírus, também precisa estar com uma boa temperatura para o cão não sentir frio, já que seu organismo está desequilibrado. Faça com que ele fique sobre um tapete ou caminha, evitando ficar direto no piso frio.

Publicidade

Nebulização

Se tiver um aparelho nebulizador em casa, você também pode preparar uma nebulização para ajudar o seu cão a respirar melhor. O vapor quentinho que sai pela máscara vai aliviar a congestão nasal dele. Mesmo que ele não queira fazer (o que é mais provável), tente deixar a máscara pertinho para que o vapor chegue ao nariz do seu cão. Ele vai gostar do alívio.

PODE GOSTAR TAMBÉM