Menu

Coloque-se em frente ao espelho e descubra possíveis doenças!

Sabia que o inchaço nos joelhos pode significar uma doença ortopédica? E pintas nas costas pode ser sinal de câncer? Vigie o seu corpo e descubra doenças! Saiba mais, de seguida.

Publicidade

Estar despida em frente a um espelho não é nada interessante para muitas mulheres. Na verdade, pode até ser um verdadeiro incômodo. Contudo, fazer isso pode ajudar a encontrar doenças.

É claro que, agendar uma consulta com o seu médico e fazer exames periódicos, é ainda a melhor forma de fazer diagnósticos corretos e aplicar terapêuticas convenientes. Porém, analisar o seu corpo e escutar as suas pistas, podem ser ações suficientes para perceber que não está bem de saúde.

Confira aqui algumas dicas que deve ter em conta e analisar no seu corpo:

  1. Diferença na altura dos ombros

Os profissionais da ortopedia garantem que essa constatação pode significar escoliose, que é um desnível na coluna vertebral. Fisioterapia pode ser o tratamento indicado, já que deve melhorar a flexibilidade e a postura, alongando e dando força a essa área do corpo. No caso do sexo feminino, perceber um desnível mamário e marcas de biquíni disformes são igualmente pistas dessa doença. Quanto assim é, sugerimos que recorra a um especialista.

  1. Veia saliente no centro do peito

Doença de Mondor é a inflamação que pode significar este sintoma. É, na verdade, uma inflamação venosa, por baixo do tórax e da pele mamária. Chama-se igualmente de tromboflebite superficial e, geralmente, aparece mais nas mulheres. Para seu conhecimento, esta é uma doença incomum e não é maligna. As causas dela podem ser o costume de utilizar roupas apertadas, infecções traumáticas ou intervenção cirúrgica recente. Contudo, descanse, porque esta doença não está relacionada com câncer mamário.

Publicidade
  1. Inchaço nos joelhos

Questões ortopédicas relacionadas com coluna, artrose ou cisto de Baker podem provocar desconforto ao mexer a perna e joelho inchado. Nestes casos, você deve visitar o seu médico, especialmente se o seu joelho estiver assim há mais de uma semana. Além disso, é natural que possa ter febre e dificuldades em movimentar a perna.

  1. Nódulo na virilha

Em princípio, trata-se de um cisto benigno que não prova estrago algum. Contudo, esse cisto associado a episódios de mononucleose, gripe, resfriado ou infecções, pode tratar-se de um gânglio linfático inchado. Por outro lado, pode também ser uma hérnia, que surge quando o tecido do abdômen ou o intestino ressalta, por um espaço na parede do músculo. Para seu conhecimento, geralmente esta condição necessita de intervenção médica. Se o seu nódulo na virilha, fica invisível quando você se deita, pode tratar-se de varizes na safena. Pois, a veia em questão pode não estar abrindo de forma acertada e, o sangue é retido no seu interior. Contudo, relaxe, uma vez que esta condição trata-se de uma doença rara.

  1. Veias do pescoço muito notórias

Estase jugular é o nome dessa condição. As paredes da veia jugular podem alterar-se por causa do excesso de pressão. Quem tem problemas cardíacos deve vigiar. Veias jugulares distendidas podem significar mudanças no volume e pressão do átrio direito, sítio onde se encontram as veias cavas inferior e superior.

  1. Manchas escuras nas axilas

Desodorantes com álcool e fricção das roupas podem causar machas nas axilas. O álcool pode originar, além de alergias e irritações, hiperpigmentação. Contudo, as doenças como diabetes ou obesidade podem igualmente dar escurecimento à pele das axilas.

Publicidade

Na verdade, existe uma condição da pele chamada Acantose Nigricante, que causa mudança no tom das axilas ou outras zonas corporais. Ela está igualmente associada à obesidade e diabetes.

  1. Tornozelos com pele escurecida

As pernas podem ter manchas geradas por derrames de sangue, vindo de vasos sanguíneos pequenos – a Angiodermite pigmentar. Idosos e adultos que sejam sedentários são o alvo mais frequente desta condição. A coloração ocre é o resultado das células vermelhas do sangue, que extravasam dos vasos. Com efeito, as varizes e o peso a mais podem ser fatores igualmente originados por este problema.

Todo o mundo acha que as pintas não têm mal algum. Contudo, por vezes, podem ser sinal de melanoma. Vigie as suas pintas e veja as alterações que podem sofrer. Visite o seu médico se tiver dúvidas.

Publicidade
  1. Pintas nas costas ou pernas

Todo o mundo acha que as pintas não têm mal algum. Contudo, por vezes, podem ser sinal de melanoma. Vigie as suas pintas e veja as alterações que podem sofrer. Visite o seu médico se tiver dúvidas.

  1. Manchas roxas sem motivo aparente

São manchas que aparecem por causa de um trauma localizado ou por coagulação. Em princípio, esta condição não é perigosa mas, caso as manchas surjam do nada ou tenha boca ou nariz a sangrar, mais se tiver dor ou febre em proporção descabida, deve consultar um hematologista.

Por outro lado, a mancha roxa pode significar uma doença severa chamada de Púrpura Trombocitopênica. A imunidade dos pacientes com esta doença não identifica as plaquetas e combate-as, destruindo-as através de anticorpos criados pelo organismo.

Publicidade

Neste artigo, você ficou com algumas pistas importantes para que possa vigiar a sua saúde e estar atento aos sinais do seu corpo. Lembre-se que, prevenir doenças e diagnosticá-las rapidamente, é o melhor caminho para a cura.

Leave a Reply

Sair da versão mobile