cuidados com os lábios por causa das máscaras
Crédito: Freepik
em ,

Máscaras de proteção x Lábios ressecados: veja quais cuidados deve ter para evitar

Veja quais são os danos causados nos lábios e o que fazer para tratar e prevenir

Publicidade

O uso de máscaras de proteção virou rotina na vida da maioria das pessoas. Mas, apesar da necessidade, esse acessório não é tão fácil de acostumar. Muitos modelos de máscaras ficam roçando nos lábios, causando ressecamento, descamação e sensibilidade.

Apesar de parecer contraditório que os lábios ressequem, já que ficam úmidos por conta da expiração que fica abafada dentro da máscara, muitas pessoas acabam passando a língua nos lábios com frequência por causa da agonia da máscara encostando na boca.

Publicidade

Então, como o pH da língua é mais ácido do que o pH dos lábios, ocorre o ressecamento, a descamação e a sensibilidade devido às rachaduras.

Como tratar e prevenir os lábios ressecados?

Basicamente, os cuidados que você deve ter com os lábios são os mesmos recomendados antes da necessidade do uso de máscaras. Afinal, a exposição ao sol, as bebidas quentes e o cigarro também danificam a pele sensível dos lábios, que merece esses cuidados especiais:

Publicidade

Uso de protetor labial

Mesmo com a máscara, os raios do sol chegam aos lábios provocando o ressecamento. Além do mais, quando você usa o protetor, não sente necessidade de ficar passando a língua nos lábios, pois eles permanecem hidratados. Batom com proteção UV também serve.

Uso de manteiga de cacau

Se você não tem o hábito de usar batom e nem sempre precisa do protetor, a dica é usar a clássica manteiga de cacau para cumprir com a função de hidratação e evitar passar a língua nos lábios.

Beber muita água

Todas as partes do seu corpo se beneficiam da ingestão de água, inclusive os lábios. Quando você está com sede, um dos sintomas é a boca seca e os lábios descamados e rachados. Então, faça o possível para beber pelo menos 2 litros de água ao longo do dia.

Publicidade

Consulta ao dermatologista

Se o ressecamento dos seus lábios parece não resolver com as dicas anteriores, o melhor a fazer é consultar um médico dermatologista para ver a causa e outras opções de tratamento, como injeção de ácido hialurônico ou esfoliantes labiais recomendados pelo médico.

Veja também: Como manter as mãos hidratadas usando tanto álcool em gel

Mulher com estresse alérgico agora só trabalha para ganhar o suficiente e viajar de férias

Mulher com estresse alérgico agora só trabalha para ganhar o suficiente e viajar de férias

Como tratar tristeza e vontade de chorar o tempo todo

Como tratar tristeza e vontade de chorar o tempo todo?