Ter filhos aumenta a felicidade – principalmente quando adultos
Crédito: Freepik

Ter filhos aumenta a felicidade – principalmente quando eles já estão adultos

Estudo mostra que o momento em que os filhos saem de casa pode ser o mais feliz da vida dos pais

Publicidade

Muita gente diz que ter filhos faz com que as pessoas sejam mais felizes. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Heidelberg, da Alemanha, isso é um fato. Porém, o que você não imagina é que isso acontece quando eles saem de casa! Não, isso não é uma piada de mau gosto, é fato científico. Entenda melhor.

Ter filhos pode te deixar mais feliz

De acordo com um estudo coordenado pelo pesquisador Christoph Becker, aparentemente ter filhos pode ser excelente para sua saúde mental. A grande questão é quando isso acontece. Segundo ele, os pais de crianças vivem estressados e sem dinheiro o suficiente para tudo, o que reduz um pouco a felicidade.

Por outro lado, depois de passar por todas as provações da maternidade/paternidade, eles passam a desfrutar da companhia e amor dos filhos. E um ponto curioso: com mais dinheiro no bolso e auxílio dos – agora adultos – filhos. Certamente, por si, essa já é razão o suficiente para deixar qualquer um mais leve.

Porém há também outro fator que foi observado no estudo. Os adultos que interagem com seus filhos não são apenas mais felizes como também saudáveis. O vínculo criado entre eles ajuda a reduzir o estresse e também a exercitar a mente, aprofundando também os laços sociais. Também são menores os casos de depressão em pais e mães, cujos filhos já cresceram.

Publicidade

Outros estudos

O estudo alemão foi realizado com 55 mil pessoas! Todas acima dos 50 anos de idade, com ou sem filhos. Todos responderam questionários sobre saúde mental e bem-estar como um todo. O resultado, você já conhece: ter filhos traz felicidade e melhora a saúde. Mas o que dizem outros estudos da área?

Pesquisadores da Universidade de Utah,  nos Estados Unidos, descobriram que pessoas entre 50 e 70 anos, cujos filhos já tinham deixado a casa, eram 6% mais felizes do que aqueles que ainda os tinham em casa. A pesquisa mostrou que compensa, sim, ter filhos, quando se fala em felicidade, porém o retorno maior tende a demorar a vir.

Mas e se comparassem famílias com filhos com aquelas que optaram por não ter? Outro estudo fez isso e mostrou que a diferença é pequena, mas existe. Só que tem um porém: só se percebia uma maior felicidade naqueles que moravam na Noruega, Portugal e Suécia, entre os países pesquisados.

Isso aconteceu porque são locais que incentivam as famílias a passar mais tempo unida, dando licença parental, assistência às crianças, férias e licenças médicas. Ou seja, tem uma visão mais humana das mães e pais que trabalham fora e lutam no dia a dia para criar novos cidadãos, que certamente darão o retorno.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM