laxol
Crédito: Freepik

Laxol: saiba como usar o óleo de rícino como laxante

Esse produto não precisa de receita médica para ser usado, mas é necessário tomar com bastante cautela

Publicidade

O óleo de rícino é um óleo natural bastante popular, extraído da planta Mamona, muito usado para tratamento de caspa, para estimular o crescimento do cabelo, aliviar dores de artrites, hidratar a pele, tratar infecções e, também, é recomendado para ajudar a regular as funções intestinais. Nesse caso, o óleo de rícino laxante é vendido na forma de um produto chamado Laxol.

Veja também: como usar óleo de rícino para o cabelo crescer

Para que serve?

Esse é um remédio vendido para ser usado como um laxante, ou seja, para acabar com a prisão de ventre em situações pontuais. Ele tem ação rápida, por isso também é recomendado no preparo de exames intestinais, como a colonoscopia, em que a pessoa que for fazer o exame precisa estar com o intestino limpo.

Composição do produto

tomar laxol laxante
Crédito: Panvel

A composição desse medicamento é praticamente toda óleo de rícino, sendo que 100 mililitros são compostos por excipientes, que são sacarina, essência de hortelã-pimenta e vanilina. É um produto natural.

Publicidade

Como usar com segurança

Não é necessário ter receita médica para tomar Laxol, porém, é importante pedir as recomendações de uso ao farmacêutico e ler a bula com atenção antes de usar.

A dose recomendada de uso é de 15 mililitros, o que cabe em 1 colher de sopa. Cerca de 1 a 3 horas após a ingestão ele deve fazer efeito, por isso é bom tomar quando for ficar em casa para poder usar o banheiro sem preocupações.

Depois de usar, guarde o frasco bem fechado em temperatura ambiente (de 15 a 30 graus), em um armário que deixe o frasco ao abrigo da luz.

Cuidados e contraindicações

É importante que o Laxol e qualquer outro tipo de laxante seja usado com cautela, nunca como um aliado da rotina. Se usado em excesso, pode trazer efeitos colaterais, como dor abdominal, desconforto, cólicas, diarreias, irritação intestinal e desidratação. Ele deve ser usado apenas em momentos de muita necessidade.

Publicidade

Esse medicamento é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças e pessoas com qualquer doença intestinal, como doença de Crohn, Síndrome do Intestino Irritável, colite ulcerativa e outras.

Antes de tomar leia a composição para saber se não possui alergia a qualquer um dos componentes do remédio. Se os sintomas persistirem, procure seu médico, pois não é seguro ficar usando Laxol por tempo prolongado.

Preço e onde comprar óleo de rícino laxante

É possível encontrar o Laxol em qualquer farmácia por um preço que varia de R$ 18 a R$ 27, em frascos de 60 mililitros, dependendo da cidade e da loja.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM