preocupação constante
Crédito: Freepik

Preocupação constante: dicas de como controlar e viver melhor

Aprenda a treinar o seu cérebro para deixar a preocupação constante de lado e ter mais qualidade de vida

Publicidade

Saber vencer toda preocupação constante é algo fundamental para levar uma vida mais saudável. Para isso, existem algumas técnicas que vão lhe ajudar a condicionar o seu cérebro a focar no que importa de fato. Assim, você vai garantir uma melhor qualidade de vida, com resultados em todas as áreas.

Como controlar a preocupação constante

A preocupação é algo natural do seu humano, seja por causa do dinheiro, do relacionamento ou até mesmo uma questão profissional. Contudo, se preocupar demais pode ser negativo para a saúde física e mental, pois o batimento cardíaco acelera, você sua transpira mais e o seu corpo se prepara automaticamente para uma situação de “combate”.

Além disso, ela pode acabar gerando crises de ansiedade, de acordo com o Ministério da Saúde. Aliás, é uma característica de pessoas ansiosas estarem preocupadas o tempo todo. Isso porque sofre com “preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar), além de ter uma sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer. Há também a preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho”. Veja então como lidar com isso.

Aceite a preocupação

Não adianta tentar tapar o sol com a peneira, ela está lá e pronto. Agora, como lidar com a preocupação constante? Entender que, na dose certa, ela pode, sim, ser benéfica. Ela pode ser uma ferramenta para te ajudar a se adaptar e evoluir, só não pode ser em excesso, e esse deve ser o foco. Não é que você vai deixar toda preocupação de lado, mas sim enfrentar e controlar.

Publicidade

Gerencie o tempo de foco

Decida quando e quanto você vai parar e se concentrar nos pensamentos que se relacionam à sua preocupação. Dessa forma, você está mostrando para sua mente quando é que vai lidar com isso. Além disso, quando você foca em um tempo determinado no problema que está incomodando, anotando ideias e tomando providências, fica a sensação de dever cumprido. Consequentemente, é mais difícil que essa ideia fique voltando à sua mente.

Escreva o que te incomoda

Apesar de parecer algo muito simples, escrever as suas preocupações no papel ajuda a visualizar os seus problemas e as possíveis soluções. Faça o teste: sempre que ocorrer um pensamento desses, escreva e reserve para o tempo destinado para ele. Você vai perceber que as coisas ficam mais organizadas na sua cabeça e os problemas parecem menores.

Medite quando possível

Ainda existem muitas pessoas que “torcem o nariz” para a meditação. No entanto, a atividade ajuda a acalmar, organizar a mente e diminui a ansiedade. Experimente fazer pela manhã ou fim do dia e vai perceber uma melhora considerável. Não precisa ser nada complexo, uma respiração consciente já ajuda a melhorar.

Faça atividade física

O sedentarismo é um aliado das preocupações. Fazer atividades físicas ajuda a canalizar o seu estresse em outras áreas, aliviando a sua mente e diminuindo a ansiedade. Nem que seja por 30 minutos, não deixe de praticar atividade física. Além de ajudar a mente, deixa a saúde em dia, evitando outra preocupação constante.

Publicidade

Gostou do tema? Então confira no vídeo as dicas para controlar a preocupação.

PODE GOSTAR TAMBÉM