Menu

Como medir a velocidade da internet?

Quer saber se você está mesmo recebendo a velocidade de internet contratada? Veja como fazer o teste!

Crédito: Freepik

Publicidade

É bem simples aprender como medir a velocidade da internet. Mas, de nada adianta fazer a medição sem saber interpretá-la. É importante saber disso porque as velocidades aceitas para download e upload de arquivos são diferentes. E essas diferenças não significam que você esteja sendo enganado pela empresa que lhe fornece internet. Veja só:

Aproveite e veja: Web 3.0: a internet está pronta para mais uma revolução

Interpretando os resultados

Primeiro, veja como identificar se a sua internet está boa ou ruim, interpretando os resultados do medidor de velocidade da internet para download e upload de arquivos.

E tenha em mente que a empresa provedora de internet deve garantir pelo menos 80% da velocidade que você contratou, de acordo com a Anatel.

Publicidade

Ou seja, não adianta reclamar por estar com uma velocidade em 85% e não de 100%, pois não está irregular.

Velocidade de download

O download é quando você baixa arquivos da internet para o seu computador ou smartphone. O número que aparecer na medição mostra o quão rápido a sua conexão está baixando os arquivos, e esse número deve ser próximo ao que você contratou no seu pacote de internet.

Por exemplo, se você contratou 10 Mbps e, ao medir a velocidade de download, apareceu um número acerca de 8 Mbps, sua conexão com a internet está boa, aceitável. Não é motivo para reclamar.

Velocidade de upload

O upload é quando você coloca arquivos na internet, ou seja, quando faz publicações nas redes sociais, carrega um vídeo no YouTube, envia arquivos para a nuvem ou anexa arquivos em um e-mail.

Publicidade

No caso do upload, o resultado do teste de velocidade vai apontar um número menor do que o resultado para downloads. E é bem mais baixo, cerca de 10% da velocidade de download, ou 10% da velocidade nominal contratada.

Essa diferença acontece porque é necessário muito mais “trabalho da internet” para baixar do que para subir um arquivo na rede.

Veja também: Navegar na internet em modo oculto: veja como fazer

Publicidade

Como medir a velocidade da internet?

Crédito: Brasil Banda Larga

Então, na prática, para saber como medir a velocidade da internet você pode acessar um site próprio para isso ou baixar um aplicativo com essa finalidade.

Assim que você pesquisar no Google por “como medir a velocidade da internet?” vai surgir uma lista com vários sites que fazem isso.

Para fazer o teste de velocidade da sua internet, acesse o site e clique no botão verde escrito “Iniciar teste”. Aguarde uns segundos e confira os resultados.

Publicidade

Uma das boas opções é o Brasil Banda Larga, que também tem aplicativo para Android e iPhone para você medir a velocidade da internet no celular.

Veja também: O que é VPN e como usá-la com segurança na internet

Sair da versão mobile