Menu

Como fazer livro sensorial para crianças: benefícios + tutoriais

Esse livro é feito de EVA ou feltro, com peças que se soltam para montar e explorar os sentidos.

Crédito: Freepik

Publicidade

O livro sensorial (quiet book, em inglês) é uma ferramenta bem importante no desenvolvimento das crianças, inclusive para os pequenos com autismo. Você pode comprar um livro sensorial pronto ou pode fazer em casa mesmo, usando materiais simples.

Aliás, aqui vai uma boa ideia: as crianças podem até participar da atividade, que vai virar um momento divertido de aprendizado e do qual elas vão se orgulhar por terem criado um brinquedo com as próprias mãos.

Benefícios do livro sensorial para as crianças

Para os pais que admiram o trabalho da médica e educadora Maria Montessori, ter livros sensoriais em casa para as crianças é mais uma forma de adotar os métodos montessorianos.

Depois, leia também: Quarto montessoriano: como montar para os seus filhos

Publicidade

A função do livro sensorial é estimular os sentidos de bebês e crianças, por meio da interação com as diferentes cores, texturas, aromas, desenhos e outros elementos presentes no livro.

Ele pode ser destinado a um tema específico, como as cores ou números, ou pode ser um livro de história. Ao estimular os sentidos, esse livro é capaz de:

  • Promover uma aprendizagem lúdica e ativa
  • Ajudar na capacidade de resolver problemas
  • Desenvolver a memória
  • Desenvolver a motricidade fina
  • Servir de alternativa ao smartphone, quando a criança está entediada
  • Estimular o desenvolvimento cognitivo
  • Manter a criança relaxada
  • Oferecer à criança o controle total das tarefas a desempenhar
  • Treinar a concentração

Cubo sensorial com tema natureza

Neste tutorial do canal Ateliê Potty, a Fernanda ensina a fazer um cubo sensorial usando feltro, mas que pode ser adaptado para EVA, ou com os dois materiais. Veja quantas atividades interessantes em um só brinquedo:

Quiet Book de Páscoa

Para dar presente em uma data temática como a Páscoa, aprenda a fazer esse lindo livro sensorial, todo costurado na máquina, com o passo a passo da Elaine Oliveira:

Publicidade

Livro sensorial com tema meios de transporte

Os temas que você pode escolher para o livro sensorial são muitos, por isso, é uma atividade que pode render diversos livros. Neste tutorial, a Evelyn do Ateliê Toque de Encanto ensina a fazer o livro com feltro, no tema meios de transporte:

Veja também: 5 Livros para que as crianças entendam o que é bullying

Sair da versão mobile