Como escolher um lugar para envelhecer
Crédito: Freepik

Como escolher um lugar para envelhecer? Vantagens de cada opção

Será que ficar em casa sozinho é mesmo a melhor opção? Veja como escolher onde morar para envelhecer com qualidade de vida

Publicidade

Todo mundo deseja envelhecer com saúde e independência, podendo cuidar da própria vida e fazer o que desejar depois da aposentadoria. Mas cada caso é um caso. Para muitos idosos, a idade chega acompanhada de doenças crônicas, mobilidade limitada, dificuldade financeira e até problemas cognitivos que tornam perigosa a decisão de viverem sozinhos.

Pensar sobre isso não é pessimismo, mas sim um inteligente planejamento para o futuro. Será que vale mais a pena morar em casa sozinho, ir para um bom lar de idosos ou contratar um cuidador? Tudo vai depender do estilo de vida e das possibilidades de cada idoso. Então, veja agora quais são as principais vantagens de cada opção e reflita a respeito.

Ficar sozinho em casa

Sozinho é modo de dizer, pois a pessoa idosa que mora sozinha pode receber visitas constantes de amigos e familiares, quando desejar. A questão é não ter um profissional para cuidar com certa frequência.

Essa é uma boa opção para idosos que fazem questão de estarem no seu ambiente, com tudo do seu jeito, mantendo seus hábitos. E, claro, que têm uma condição financeira e de saúde que permita essa escolha.

Publicidade

Se você continua levando um estilo de vida ativo, está bem das suas faculdades mentais e gosta de usufruir da própria companhia, tudo bem ficar morando sozinho em casa.

Mesmo assim é importante aceitar, caso alguns parentes se disponibilizem para vir ajudá-lo ou apenas visitá-lo toda semana. Nunca se sabe quando o corpo vai dar uma fraquejada e você vai precisar de ajuda para cuidar da casa ou ir a compromissos.

Mantenha as pessoas por perto, deixando claro que a presença delas é bem-vinda, mas que é você quem toma as decisões sobre sua vida, enquanto tiver capacidade para isso.

Morar em um lar de idosos

O lar de idosos é uma opção que pode exigir um investimento elevado, afinal, você precisará pagar pela estadia e por todos os serviços oferecidos. Então, se estiver considerando essa opção, lembre-se de que vai precisar reservar o dinheiro do “aluguel” do lar.

Publicidade

Apesar do investimento, é uma opção interessante para idosos que não têm familiares e amigos que o visitem, não podem sair de casa quando bem entendem ou não gostam de viver sozinhos.

No lar de idosos você tem atendimento de uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, cuidadores, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos para cuidar da sua saúde física e emocional.

Também tem a companhia constante de pessoas na mesma faixa etária que a sua para poder fazer amigos e aproveitar os momentos de lazer. Nos momentos em que preferir se retirar, basta ficar no quarto ou em um ambiente mais calmo e silencioso do lar.

Publicidade

Os ambientes em um lar de idosos são adaptados para garantir a segurança na mobilidade, já que a fragilidade dos ossos e músculos é inevitável na velhice. Você sente que aquele ambiente é feito para o seu bem-estar.

Os idosos não são proibidos de saírem do lar, desde que tenham independência para fazer isso com segurança. Além do mais, existem horários para visita dos familiares, o que é bom para planejar melhor a sua rotina.

A grande dica para escolher o lar de idosos ideal para você é pesquisar bastante, agendar uma visita às instalações e fazer orçamentos com antecedência.

Publicidade

Contratar um cuidador

Essa é uma boa opção para os idosos que desejam continuar morando na própria casa, mantendo sua rotina habitual, mas precisam de ajuda e querem uma companhia no dia a dia.

O cuidador é um profissional que tem conhecimento sobre gerontologia, velhice saudável, velhice fragilizada e cuidados com a saúde da pessoa idosa. Pode, inclusive, ser um enfermeiro especializado nisso.

Você pode contratar um cuidador para ir à sua casa todos os dias ou algumas vezes por semana. Ele não vai ser seu empregado para cuidar da casa, mas sim para cuidar de você, ajudá-lo com os remédios, com sua mobilidade dentro e fora de casa, ser uma boa companhia, conforme for combinado.

Publicidade

Outra vantagem do cuidador é quando você ainda não mora sozinho, mas seu parceiro idoso ou você já estão precisando de ajuda e necessitam de alguém mais jovem, forte e com conhecimento para vir dar suporte a vocês.

Contratar um cuidador costuma sair mais barato do que pagar o aluguel em um lar de idosos, especialmente se for para um casal. Então, é mais uma opção a se considerar quando a questão financeira é uma das prioridades.

Pense em todos os aspectos com antecedência

Mesmo que, agora, você não esteja precisando de um lar de idosos ou de um cuidador, é interessante pesquisar sobre essas opções na sua cidade, caso venha a precisar e queira discutir sobre o assunto com seus familiares, usando bons argumentos e tendo a sua opinião respeitada.

Publicidade

Faça isso com calma, conheça bem cada tipo de serviço e os preços, procurando equilibrar todos os aspectos importantes de cada escolha e, lembrando sempre, que a sua qualidade de vida na velhice é a prioridade.

PODE GOSTAR TAMBÉM