em

Comer couve e espinafres atrasa o declínio mental na velhice, deixando o seu cérebro 11 anos mais jovem

Estudo demonstra que cérebro rejuvenesce 11 anos

Não é novidade que os vegetais sejam muito bons para a nossa saúde, mas a investigação sobre certos vegetais vai mais além e defende que uma porção de vegetais de folhas escuras diariamente pode rejuvenescer o cérebro.

Este estudo foi realizado na Universidade Rush, nos Estados Unidos, avaliando a habilidade cognitiva de 950 idosos durante um período de 10 anos, e a respectiva dieta.

Fora os factores sociais, de escolaridade e de histórico familiar, os idosos que consumiam vegetais de folhas verdes, como espinafres ou couve, duas vezes por semana, apresentaram um declínio mental menos do que outros participantes. O atraso no declínio mental chegou a ser de 11 anos em relação a quem não comia esse tipo de vegetais.

A nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar, diz que as folhas verdes de certos vegetais são protetoras dos cérebro, porque possuem vitamina E, antioxidante e neutralizador da acção dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e câncer.

O consumo das folhas verdes também pode ajudar na prevenção da ateroesclorose, por causa do seu teor de betacaroteno e vitamina C, antioxidantes não permitem a permanência de mau colesterol nas artérias e veias. As folhas verdes contém ainda ácido fólico, que evita a ocorrência de infartos ou acidentes vasculares cerebrais.

Um bom método para ingerir vários vegetais de folhas escuras é um suco verde. Experimente!

7 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Livre-se da “barriguinha” e desinche o corpo com estes conselhos

Não jogue garrafas vazias no lixo – veja o que pode fazer com elas