cha de lobeira
Crédito: Wikimedia Commons

Para que serve e como fazer chá de lobeira

Conheça as utilidades e veja como fazer para usufruir dos benefícios desse chá para o organismo

Publicidade

Entre os meses de dezembro e março, a lobeira apresenta-se carregada de flores e frutos. Ela se multiplica facilmente através das sementes, das quais se alimentam os lobos-guarás. Acontece que o consumo do chá de lobeira é maravilhoso para a saúde e proporciona diversos benefícios para o organismo.

Veja também: benefícios do chá de maracujá

Benefícios do chá de lobeira

Essa planta arbustiva típica do cerrado é antidiabética, antiespasmódica, hipoglicêmica e lipolítica. Assim, possui diversos benefícios e proporciona muitas vantagens para quem a consome, por meio tradicional chá de lobeira. Conheça as propriedades dessa planta:

1. Combate espasmos

Sabe aqueles espasmos involuntários que ocorrem em diversas partes do corpo? Eles podem ser incômodos para muitas pessoas. Isso ocorre por conta da contração, que ocorre lentamente e sem a vontade da pessoa, da musculatura dos órgãos internos do organismo. Dentre esses órgãos, estão: bexiga, estômago, intestino e até mesmo vasos sanguíneos. O chá de lobeira combate esse sintoma por possuir propriedades antiespasmódicas.

2. Reduz a pressão

Se o seu intuito é combater a pressão alta, essa planta é ideal para você. Afinal, ela atua como um vasodilatador que promove maior fluxo sanguíneo e diminui a constrição dos vasos, fenômeno responsável pela pressão alta. Mesmo assim, não se esqueça de verificar com o seu médico se você deve ou não consumir essa planta para tratar pressão alta, já que ela pode apresentar efeitos adversos em algumas pessoas.

Publicidade

3. Combate vermes em animais

O chá de lobeira é um vermífugo natural que atua no combate de parasitoses que possam residir no intestino dos animais. Conforme arquivo disponibilizado pela prefeitura de Porto Alegre , o lobo guará não conseguiria sobreviver sem a lobeira, já que essa fruta é essencial – não apenas para sua dieta – mas também para acabar com o verme dos rins.

Pesquisadores estudam como essa planta atua conforme um anti-helmíntico natural em animais, podendo ser utilizado para combater parasitoses em cachorros. Assim, a sua aplicação age principalmente para vermes renais em animais, sendo muito eficiente para esse propósito.

3. Auxilia no emagrecimento

Esse chá é uma importante bebida para o emagrecimento, já que possui um interessante potencial diurético. Essa propriedade faz com que ele facilite a produção de urina, eliminando o excesso de líquidos no organismo e a sensação de inchaço.

4. Regula o colesterol

Com o consumo de diversos processados e enlatados, além do popular fast food, as pessoas estão cada vez mais propensas a ter um alto teor de colesterol no organismo. A lobeira pode ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o teor do bom (HDL) , equilibrando os níveis desses componentes na corrente sanguínea e promovendo uma espécie de limpeza.

Publicidade

5. Controla o açúcar

Assim como o teor de colesterol, a enorme quantidade de açúcar consumida também provoca problemas. O chá de lobeira contribui para que se reduza a quantidade de açúcar acumulado na corrente sanguínea, já que promove maior sensibilidade das células do organismo à insulina.

Como fazer o chá

O chá de lobeira é poderoso e pode ser feito tranquilamente em casa, sem precisar de complicações ou receitas elaboradas. Confira abaixo como preparar essa infusão muito simples com fruta de lobo para proporcionar diversas vantagens no controle do colesterol, açúcar e  combater verminoses em cães.

Ingredientes:

Folhas de lobeira: um punhado;
Água: 1 litro.

Modo de preparo:

  1. Coloque a água para ferver em fogo médio;
  2. Quando iniciar o processo de fervura, adicione as folhas;
  3. Deixe ferver por 5 minutos;
  4. Desligue o fogo e tampe por 10 minutos, para que as propriedades se potencializem;
  5. Espere amornar e coe. Transfira para a xícara;
  6. Se quiser, pode adicionar uma colher de chá de mel ou açúcar mascavo para adoçar, já que o sabor dessas folhas não é  muito agradável.

Como e quando tomar

Para tomar o chá de lobeira é necessário que se tenha bastante precaução, pois ele não pode ser consumido em excesso. Além disso, é contraindicado para gestantes e crianças menores de 12 anos. Antes de tomar, procure um médico, para ver se há alguma contraindicação ao consumo desse chá.

Publicidade

Ele deve ser ingerido, de preferência, em jejum. Assim, será mais eficaz para a desintoxicação do organismo e  para auxiliar no emagrecimento. O momento ideal para bebê-lo é antes do café da manhã, do almoço ou jantar, para que ele seja digerido com maior facilidade.

Conhecia o chá de lobeira? Compartilhe!

Veja também: Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer

PODE GOSTAR TAMBÉM