cabelo grosso
Crédito: Freepik
em

Saiba como cuidar do seu cabelo grosso

Chega de guerra com o cabelo grosso e volumoso. Aprenda a cuidar bem dos fios para gostar mais de olhar no espelho

Quem tem cabelo grosso e não sabe como cuidar, passa os dias desejando ter menos cabelo. Mas, se tivesse cabelo muito fino ou ralo, com certeza desejaria ter cabelo grosso. Então, em vez e ficar em guerra com essa generosidade de cabelo que você recebeu no seu DNA, o melhor a fazer é aprender a cuidar bem das madeixas e aproveitá-las ao máximo.

O que faz o fio de cabelo ser grosso?

De modo geral, ter cabelo grosso está no DNA, assim como a definição do formato do fio, se é liso, ondulado, cacheado ou crespo. Porém, ao longo da vida os fios de cabelo podem ficar mais finos, seja por causa de mudanças na alimentação ou do uso de química no cabelo, que faz os fios perderem massa capilar.

Cuidados básicos na rotina

O fio de cabelo grosso tem uma camada mais profunda para a distribuição dos nutrientes. Com isso, ele fica desidratado com mais facilidade, aumentando o frizz, o ressecamento e a opacidade. Então, para que o cabelo grosso esteja sempre bonito e saudável, alguns cuidados são importantes.

Hidratação semanal

O cabelo grosso merece receber uma hidratação toda semana. Já pode aproveitar e escolher uma máscara que também seja nutritiva. Escolha máscaras que contenham aloe vera, geleia real ou glicerina. Ou, faça receitas caseiras de máscaras de hidratação.

Finalização

Mesmo com o cabelo bem hidratado, o fio grosso é mais difícil de domar, e fica arrepiado com facilidade. Nesse caso, você precisa escolher um bom finalizador para aplicar depois de lavar o cabelo. Ele vai ajudar muito na definição dos fios, e o volume deixará de ser um problema.

Escolha um finalizador para o seu tipo de cabelo, e como o fio é grosso, pode investir em produtos tipo pomada ou cera. Se tiver cabelo cacheado, os finalizadores com ativação de cachos são perfeitos. Confira no vídeo abaixo algumas dicas para escolher um bom ativador de cachos:

Cuidado na hora de fazer escova

Se você tem cabelo grosso e nunca fica satisfeita com o resultado da escova, que fica volumosa e arrepiada, é porque a escova está sendo feita do jeito errado.

No cabelo grosso, em primeiro lugar é preciso fazer a divisão de mechas com cuidado. Como tem mais cabelo, precisam ter muitas mechas mais finas. Não dá para dividir em poucas mechas, pois os fios não vão aquecer o bastante para alisar.

Depois, escolher a escova certa é essencial. Para o cabelo grosso, a escova precisa ser maior e com cerdas mais espaçadas para alcançar todos os fios da mecha. Não adianta usar escova fina, pois ela não dá conta dos fios grosso, mesmo em mechas mais finas.

Outro cuidado importante é aplicar um protetor térmico antes de começar a escovar, pois o cabelo resseca fácil em contato com o calor do secador, e aí vai ter volume e frizz.

Cronograma capilar para cabelos com química

Se você faz qualquer tratamento com química no seu cabelo, desde botox até alisamento e descoloração, ele vai ficar fraco, não tem jeito. Então, para ter o cabelo forte, nutrido, hidratado e bonito, você pode manter um cronograma capilar que consiste em uma rotina de hidratação, reconstrução e nutrição dos fios. Seu cabeleireiro de confiança pode ajudar a definir como vai ser essa rotina, conforme a necessidade do seu cabelo.

Valorize o volume

Enquanto você lutar contra o volume do seu cabelo, você vai sofrer. Com todas as dicas que você viu acima, será mais fácil deixar o seu cabelo grosso mais alinhado e definido. Então, não vale a pena esconder o volume. Veja como ficam lindos os cabelos grossos naturais e mude seu conceito de beleza nesse sentido para viver mais livre e feliz.

vasinhos no rosto telangiectasias

Telangiectasias: saiba o que causa esses vasinhos no rosto

dicas pouco cabelo

Pouco cabelo? Veja os cuidados e truques para lidar com o cabelo fino