brincadeiras caseiras para alfabetização
Crédito: Freepik
em

7 Brincadeiras caseiras pra ajudar crianças que estão aprendendo a ler e escrever

As crianças adoram desafios, artesanato e aprender coisas novas. Faça tudo isso sem gastar muito e sem sair de casa

Na fase de alfabetização é bem importante incentivar as crianças a ler e escrever a todo momento. Na hora das aulas, os exercícios são mais sérios. Já nas horas vagas, as brincadeiras entram em cena para continuar o aprendizado de forma lúdica.

Especialmente nessa época de pandemia, os pais precisam de mais ideias para ajudarem seus filhos, de preferência sem ter que investir em brinquedos comprados.

Então, você vai ver agora vários tutoriais de brinquedos caseiros e brincadeiras que, além de treinar a leitura e a escrita, ainda podem ser confeccionados com a ajuda dos pequenos. Assim, o entretenimento dura por mais tempo e as crianças vão se interessar ainda mais pelas atividades que elas mesmas ajudaram a fazer.

1. Brinquedo com caixa de ovo

Esse jogo é feito com uma caixa grande de ovos. Em cada cavidade da caixa você vai colocar berlindes (bolinhas de bingo) com as letras do alfabeto, formando palavras. Quando o brinquedo estiver pronto, as crianças precisarão chacoalhar os berlindes para ver as letras e escrever cada palavra no papel. Veja como fazer:

2. Brinquedo com rolos de papel

Vá juntando os rolos de papel higiênico ao longo do mês para fazer esse brinquedo, que trabalha a coordenação motora, a atenção e a escrita das palavras. É bem simples de fazer e rende a descoberta de várias palavras que começam com a mesma letra ou sílaba. Veja só:

3. Brincando com as sílabas

Para esse brinquedo você só vai precisar de papel, canetão e régua ou tesoura. Em cada pedacinho de papel você vai escrever sílabas, e depois a criança vai pegar as sílabas para formar várias palavras. Confira como é simples de fazer:

4. Sopa de letrinhas

Essa brincadeira é tão fácil de confeccionar quanto a ideia anterior. Mas, em vez de escrever as sílabas, você vai escrever cada letra do alfabeto e recortar. Então, é só pegar uma panela e uma colher, e ir pedindo que a criança coloque os ingredientes dentro da sopa, escolhendo o papel que tem a inicial de cada ingrediente.

5. Brincadeiras para desenvolver a consciência fonológica

De modo simplificado, a consciência fonológica é a capacidade de reconhecer os sons da fala, o que é bem importante para ajudar a ler e a escrever as palavras. Você pode desenvolver essa capacidade nos seus filhos fazendo brincadeiras bem simples com eles.

6. Brincadeira destrava

Essa é uma brincadeira mais divertida quando tem várias crianças. Mas, se for apenas um adulto/adolescente e uma criança, também vai dar certo. Só precisa de um quadro e caneta ou giz para escrever as palavras. Veja como funciona:

7. Ditado estourado

Trabalhar todos os sentidos das crianças durante a brincadeira de alfabetização é interessante para mantê-las atentas e observar seu comportamento. Nessa brincadeira, o som do balão estourando vai ajudar a manter a animação e também trabalhar a concentração mesmo com ruídos altos. Só vai precisar de balões, canetinha e papel. Veja como fazer:

chás para pele

Chás para a pele: 6 receitas para passar e para beber

viver em Santo Stefano di Sessanio

Vila italiana ofereceu até R$ 280 mil para novos moradores