bordado livre primeiros passos
Crédito: Pxhere
em

Aprenda a fazer bordado livre e faça lindas peças de artesanato

O ponto livre é delicado e permite uma infinidade de desenhos, desde os clássicos a ideias mais modernas

O bordado livre é um entre tantos tipos de bordados à mão que se pode fazer. Ele tem esse nome porque você não segue marcações no tecido para fazer os pontos e deixá-los todos do mesmo tamanho. É um tipo de bordado que vai se aperfeiçoando conforme a prática. Veja o que é preciso para fazer o bordado livre e confira tutoriais explicativos para se apaixonar por essa arte manual.

Materiais para fazer bordado livre

  • Agulha para bordado igual à agulha de ponto cruz: 1 unidade;
  • Tecido de retalho fino e sem estampa: 1 pedaço para treinar;
  • Tesoura pequena de ponta fina: 1 unidade;
  • Meada de linha de ponto cruz: 1 unidade;
  • Carbono para tecido: 1 unidade;
  • Caneta: 1 unidade;
  • Bastidor para esticar e firmar o tecido: 1 unidade;
  • Risco do desenho escolhido impresso: 1 unidade.

5 Pontos principais para fazer bordado livre

Com todos os materiais em mãos, é hora de começar a aprender quais são os principais pontos para fazer seus bordados. Tem o ponto atrás, o ponto partido, o ponto pirulito, o ponto corrente e o ponto cicatriz. Aprenda cada um deles nesse tutorial do canal Costurando Por Mim:

Preenchendo folhas com bordado livre

Agora, além dos pontos que você aprendeu, veja outro tutorial que ensina diferentes formas de preencher folhas com o bordado livre, usando pontos diferentes. Assim, você terá lindas opções para escolher na hora de bordar flores e plantas. Nesse tutorial você aprende o ponto folha, o ponto mosca, o ponto caseado e o ponto margarida. Veja o vídeo do canal Rosália Rosarinha Bordado:

Margaridas e flores de algodão

Nesse tutorial você vai usar o ponto cheio para bordar lindas margaridas e flores de algodão, bem delicadas. Confira nesse vídeo do canal Cláudia Roveri toda a lista de materiais, o passo a passo e o resultado do bordado:

Bordado de letras preenchidas com ponto haste

Mais um ponto para aprender a fazer o bordado livre é o ponto haste, usado, por exemplo, para o preenchimento de letras. Essa dica não é uma regra que serve para fazer todo tipo de letra. Cada fonte de letras tem um desenho específico, e aí você escolhe qual ponto usar. Veja essa técnica ensinada pelo canal Clube do Bordado:

Ponto cast-on para bordar cerejeiras

As flores de cerejeira são muito delicadas, e ficam lindas nesse bordado com ponto cast-on porque ganham um relevo sobre o tecido. Veja, em mais um tutorial da Cláudia Roveri, a lista de materiais e o passo a passo para fazer esse bordado:

misturinhas para afastar gatos cães e insetos

Misturas caseiras para afastar mosquitinhos, cães e gatos das suas plantas

plantas pequenas para ter em casa

5 Plantas pequenas para ter em espaços reduzidos