Menu

70% do azeite é falso: aprenda a identificá-lo

Aprenda a verificar se o azeite que compra é mesmo azeite

Publicidade

Aproximadamante 70% do azeite que se vende nos EUA é falso. Um dos mais importantes centros de investigação sobre o azeite, UC Davis Olive Center, na California, chegou a esta conclusão depois de vários testes realizados. 

Será que no resto do mundo se passa o mesmo?

O azeite é um alimento muito saudável, rico em antioxidantes, só que o azeite que compramos não é bem este alimento tão saudável. A falsificação, para piorar a situação, é tão bem executada que mesmo os especialistas têm dificuldades para detectá-la. Muitas vezes ao azeite junta-se um óleo muito barato e de baixa qualidade, que depois é disfarçado com corantes e outras substâncias similares.

Para descobrir se o azeite que costuma comprar é mesmo verdadeiro, aprenda este truque caseiro: ponha um frasco de vidro com meio copo de azeite lá dentro na geladeira. Se o azeite em 7 dias não apresentar sinais de congelamento ele deve ser falso.

Publicidade
Este truque foi divulgado pelo próprio UC Davis Olive Center, na California, se bem que a taxa de precisão deste teste não é de 100%, uma vez que há produto falsificado no mercado que foi feito com tecnologia avançadíssima.

Só a pressão dos consumidores e da sociedade pode resolver esta questão. Os governos têm de criar certificações exigentes e rigorosas quanto à produção alimentar. Só isso poderá resolver a fasificação.

O azeite é sempre um produto caro, se vir uma marca muito barata desconfie da origem daquele produto, bem como de garrafas claras, uma vez que o azeite deve ser conservado em pouca luz.

Leave a Reply

Sair da versão mobile