aperta-ruão
Crédito: Wikimedia Commons

Aperta-ruão serve para hemorroidas? Conheça os benefícios da planta

Essa é uma planta utilizada para diversas finalidades, mas sua raiz é tóxica e não deve ser consumida

Publicidade

O nome científico da planta aperta-ruão, nativa da Amazônia, é Piper auncum, mas você pode conhecê-lo por um de seus nomes populares, que são pimenta-longa, pimenta-de-macaco, aduncum, tapa-buraco, pimenta-de-fruto-ganchoso, jaborandi-do-mato, erva-de-jaboti e matisco-falso. Essa uma daquelas plantas utilizadas na medicina popular e passada de geração em geração, pois oferece benefícios amplos à saúde. Veja quais são.

Benefícios para a saúde

O aperta-ruão pode ser usado externamente, aplicado na pele, e também pode ser ingerido. É uma planta de uso seguro, exceto por causa da sua raiz que é tóxica, então é melhor não usar essa parte da planta. Ela tem ação antiespasmódica, tônica, carminativa e calmante.

Alívio de hemorroidas

No caso das hemorroidas, o aperta-ruão tem sua eficácia porque é uma planta que ajuda a tratar inflamações e diarreias. Então, pode-se tomar o chá e fazer banho de assento, mas é importante ir ao médico para ver em que estágio está a inflamação e ver se esse chá é apropriado em cada caso.

Problemas urinários

As propriedades da planta também auxiliam no tratamento de cistite, uretrite e blenorragia, uma doença sexualmente transmissível. Esse tratamento deve ser feito com acompanhamento médico.

Publicidade

Problemas de pele

Feridas simples por diferentes motivos, desde que não sejam de doenças, podem ser tratadas com banho de chá das suas sementes.

Diurético

O chá da planta tem ação diurética, ou seja, ajuda a eliminar o excesso de líquidos retidos no organismo e, assim, a reduzir as toxinas que dificultam a melhora da saúde e a perda de peso.

Antiespasmódico

O efeito antiespasmódico existente nessa planta ajuda a aliviar as contrações musculares que ocorrem em casos de cólica intestinal e cólica menstrual. Nesse caso, o chá da planta pode ajudar no alívio das dores. No caso de cólica intestinal, se o problema não for resolvido em dois ou três dias, o médico deve ser consultado.

Afeccioso

A ação afecciosa da planta é aquela que modifica o estado psíquico causado pelo estresse ou a ansiedade, ajudando a deixar a pessoa mais calma. Mas deve-se ter cuidado para não misturar a planta com medicamentos, por isso só use com orientação do médico.

Publicidade

Tratamento e prevenção de doenças causadas pelo Aedes aegypti

O brasileiro conhece bem o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus. De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), pesquisas vêm sendo realizadas em Manaus com essa planta, numa parceria entre a Embrapa Amazônia Ocidental e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que têm contribuído com estratégias para desenvolver bioprodutos para controle do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a empresa, “um dos focos de interesse na Piper aduncum é seu alto teor de dilapiol, substância com efeito inseticida já conhecido. Essa substância, definida na química como um fenilpropanoide, vem sendo testada em vários estudos científicos e tem demonstrado também atividade fungicida, moluscida, acaricida, bactericida e larvicida para diversos organismos.”

Como usar a planta

como usar planta aperta-ruão
Crédito: Embrapa

A partir da infusão das folhas e sementes da planta com água quente é possível utilizá-la de diferentes formas.

Publicidade

Chá de aperta-ruão

O chá é a forma mais comum de uso, que pode ser ingerido ou apenas utilizado para fazer gargarejos e bochechos. A ingestão é indicada popularmente para fazer lavagem intestinal, problemas de fígado e doenças do trato urinário e sistema reprodutor. O chá pode ser feito misturando 2 colheres de sopa das folhas com 1 litro de água fervente. Depois de 10 minutos em infusão é só coar e utilizar, de duas a três xícaras ao dia.

Compressas, cataplasmas e banhos

Se quiser, também pode fazer a infusão da planta com água quente para aplicar diretamente sobre a pele (para lavar feridas). Pode aplicar na forma de cataplasma, de compressa ou jogar sobre o corpo depois de tomar banho para que a infusão faça seu efeito.

Cuidados e contraindicações

O principal cuidado ao fazer uso da planta é quanto às raízes da planta, pois são altamente tóxicas. Por esse motivo, nunca utilize tratamento com plantas sem a orientação de um profissional, mesmo já conhecendo a planta.

Publicidade

As principais recomendações de uso dessa planta vêm da medicina popular, por isso, as dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados é preciso aliar o consumo do chá a um estilo de vida saudável e equilibrado.

PODE GOSTAR TAMBÉM