Menu

Alerta de surto!

Doença causa surto, e pessoas afectadas sofrem de dores musculares e ficam com a urina preta.

Publicidade

Um alerta foi lançado pelas autoridades de Salvador da Bahia, quando vinte e duas pessoas se queixaram do aparecimento de urina preta, junto com dores musculares.

Relação entre o surto e o consumo de peixe

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) acredita que esse surto está associado ao consumo de peixe e, através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), conseguiu apurar que que oito desses pacientes não consumiram peixe ou não se recordam, e catorze afirmam que comeram.

Os sintomas são:

dores musculares intensas nos ombros, pescoço, coxas, panturrilhas e costas

alteração da cor da urina, que fica de marrom muito escura a preta.

Publicidade

Este surto pode estar associado à ingestão de uma toxina associada à ingestão de peixe (Doença de Haff), ou a um enterovírus (Doença de Bornholm).

Se tem sintomas procure uma unidade de saúde

Os profissionais da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Ambiental, juntamente com os técnicos do Laboratório Central do Estado (Lacen), estão investigando as causas deste surto, que até à data foi associado a sintomas de mialgia epidêmica.

A secretaria anunciou em comunicado que caso a população apresente os sintomas mencionados devem, de imediato, procurar uma unidade de saúde.

O processo de investigação está acelerando também com a contribuição de todas as unidades de emergência e urgência que têm o papel de notificar todos os casos suspeitos.

Publicidade

Compartilhe essa dica com todos!

Leave a Reply

Sair da versão mobile