fezes verdes
Crédito: Freepik

Fezes verdes: saiba o que pode ser e quando precisa de tratamento

A coloração das fezes diz muito sobre a sua saúde e hábitos de vida. Tire a dúvida se as suas estão saudáveis

Publicidade

Percebeu que tem feito fezes verdes? Calma, não é motivo para se preocupar. Pelo menos não se estiver se sentindo bem, sem qualquer sintoma de doença. As fezes verdes nem sempre são um problema, por isso, antes de se desesperar, veja quais são as possíveis causas e quando é realmente necessário procurar um médico.

Veja também: o que é distensão abdominal?

Possíveis causas

possiveis causas das fezes verdes
Crédito: Freepik

A coloração esverdeada das fezes pode ou não ser um sinal de alerta. Vai depender de outros fatores relacionados. Veja só.

Veja também: fezes duras — saiba o que pode ser e o que fazer 

Alimentação verde em grande quantidade

Quando você resolve fazer uma mudança na sua alimentação e passa a comer muitos vegetais verdes, como alface, brócolis, espinafre, couve, e sucos verdes, é comum que as suas fezes mudem um pouco para essa coloração.

Publicidade

Afinal de contas, elas são os resíduos desses alimentos que contêm um corante verde natural. Então, não precisa se preocupar. Se estiver se sentindo bem, e apenas notou essa diferença nas fezes, pode ficar tranquilo, seu corpo está ótimo.

Infecção no intestino

Mas também existem casos em que as fezes verdes não são normais. Quando você contrai algum tipo de parasita intestinal ele vai alterar as suas fezes, algumas vezes fazendo-as ficarem verdes e também na forma de diarreia, pois não dá tempo de formar o bolo fecal.

As bactérias, vírus e parasitas intestinais alteram o seu trânsito intestinal, eliminando as fezes antes de elas passarem pelas bactérias e enzimas boas, naturais no processo digestivo.

Síndrome do Intestino Irritável

Esse também é um motivo desagradável que pode gerar as fezes verdes. A síndrome é um conjunto de reações em resposta ao desequilíbrio no seu sistema intestinal que faz produzir mais gases, causa dor, inchaço, às vezes diarreia, às vezes prisão de ventre, e até mesmo mudança de cor das fezes.

Publicidade

Uso contínuo de antibióticos

Os antibióticos são medicamentos usados para tratar de bactérias que estão fazendo mal ao organismo. Mas eles também afetam as bactérias boas que fazem parte da sua microbiota intestinal e são responsáveis pelo processo de digestão dos alimentos no intestino e formação das fezes.

Essas bactérias ficam em menor quantidade e, assim, não processam direito a bile, que é um pigmento esverdeado. Ela fica marrom quando passa pelas bactérias intestinais normais e pelas enzimas digestivas, o que dá a cor normal das fezes. Mas, na falta dessas bactérias e enzimas por causa do antibiótico, a bile passa direto e faz as fezes ficarem verdes.

Quando se preocupar com as fezes verdes?

Os casos que merecem atenção são da síndrome do intestino irritável e de infecções intestinais. Nesses casos você vai perceber outros sintomas além das fezes verdes, como cólicas intestinais, inchaço abdominal, mal estar, diarreia ou intestino preso, gases e também poderá sentir náuseas e vômito.

Publicidade

O que fazer?

Procurar um médico é o que deve fazer ao perceber os sintomas mencionados acima, pois é necessário descobrir o que os está causando para encontrar o melhor tratamento. Tanto no caso da síndrome quanto de infecções, se não tratar os problemas vão piorando e evoluindo para mais problemas. Então, procure um clínico geral ou um gastroenterologista.

PODE GOSTAR TAMBÉM